Alunos participam de Semana de Paleontologia em Chapada dos Guimarães

10 de abril de 2019, às 15h40 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

De 25 a 29 março de 2019, os alunos da Escola Municipal Santa Helena, na região da Vila de Jangada Roncador, município de Chapada dos Guimarães, estado do Mato Grosso, participaram da 1ª Semana de Paleontologia de Jangada Roncador. O evento foi organizado pela equipe do Laboratório de Paleontologia e Sistemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em parceria com a Escola Municipal Santa Helena, o Museu de História Natural Casa Dom Aquino de Cuiabá e com o Projeto de Extensão Educação e Geociências da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Neste evento, os alunos de cinco a 17 anos do ensino básico ao ensino médio puderam participar de sete oficinas com atividades teóricas e práticas da área de paleontologia com os seguintes temas: como se tornar um paleontólogo; o mercado de trabalho do paleontólogo; técnicas e equipamentos de trabalho de campo e de laboratório; planejamento de trabalhos de campo; paleoarte; reconstrução de dinossauros.

Além das oficinas, foi realizada uma atividade prática de campo na qual os alunos puderam fazer o reconhecimento de níveis fossilíferos, bem como o treinamento em um sítio onde está sendo realizada uma escavação na região. Outra importante oficina, foi a visitação da exposição do Museu de História Natural Casa Dom Aquino, no qual os alunos conheceram espécimes fossilizados coletados na área de Jangada Roncador e de outras regiões do país, bem como artefatos arqueológicos.

O Museu de História Natural Casa Dom Aquino possui exposição permanente de Paleontologia e Arqueologia, também conta com a reconstrução do esqueleto da espécie de dinossauro Pycnonemosaurus nevesi, que pertence ao grupo dos Abelisauridae. Este é o principal atrativo do museu e foi baseado no trabalho de Kellner & Campos (2002), que descreveram a espécie de dinossauro descoberto na Fazenda Roncador, hoje região da Vila de Jangada Roncador, depois de mais de 60 anos.

O objetivo do evento foi disseminar para a comunidade local, principalmente aos alunos da Escola Municipal Santa Helena a paleontologia e as atividades de pesquisa paleontológica desenvolvida na região de Jangada Roncador pelas instituições organizadoras. A pesquisa vem sendo desenvolvida também por pesquisadores do Laboratório de Paleontologia e Evolução da Universidade Federal de Goiás.

Este não foi o primeiro evento de Paleontologia na região, que teve no dia 05 de março de 2018 o “Dia Paleontológico”. A partir de então, o interesse da comunidade em conhecer as atividades do projeto de pesquisa paleontológica na região aumentou, o que culminou na organização do último evento. Novas atividades e eventos estão sendo planejados para outras escolas da região do município de Chapada dos Guimarães. A Secretaria de Educação de Chapada dos Guimarães tem apoiado o projeto de pesquisa com atividades de extensão e ensino, parceria que poderá abrir oportunidades de estágio e iniciação científica para os alunos da região na área da Paleontologia.

*Informações de Felipe Medeiros Simbras e Caiubi Kuhn