AGERN e FEBRAGEO lançam revista Geologia todo dia

20 de setembro de 2021, às 12h01 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

No último dia 10, aconteceu através de uma live no YouTube, o lançamento da revista Geologia todo dia. O projeto é desenvolvido pela Associação dos Geólogos do Rio Grande do Norte (AGERN) em parceria com a Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO) através do 1.º ciclo do edital n.º 01/2021, com patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Estiveram presentes no lançamento Orildo Lima, presidente da AGERN e coordenador editorial da revista; Fábio Reis, presidente da FEBRAGEO; Marjorie Nolasko conselheira federal do Crea-BA; Suzi Huff, conselheira fiscal da FEBRAGEO; Felipe Pasqualine, gerente de comunicação do Confea; e Lidyane Araújo, coordenadora nacional do Crea Júnior.

Felipe Pasqualine parabenizou a AGERN e a FEBRAGEO em nome do presidente do Confea, Joel Krüger, e ressaltou que a política de patrocínio é muito importante para as entidades de classe de todo o Brasil. “Esse ano incrementamos os recursos para contemplar o maior número de entidades”.

O propósito da revista é divulgar as ciências geológicas seguindo as diretrizes que a FEBRAGEO vem implementando através dos GEOdebates, programa de lives que traz as experiências de profissionais do Brasil inteiro; e também do Geopolíticas, programa direcionado em discutir questões regionais, como, por exemplo, as barragens em Minas Gerais e Mato Grosso. Segundo Orildo Lima, uma das motivações para a criação da revista é conseguir aproximar os profissionais da geologia, no sentido de fortalecer as políticas geológicas brasileiras.

A revista terá versões eletrônica e impressa que serão distribuídas para todo o sistema Confea/Crea e já pode ser acessada através do link: https://issuu.com/geologiatododia/docs/revista_geologia_todo_dia. A versão impressa será entregue para as entidades filiadas à FEBRAGEO e também entre os profissionais que atuam no Rio Grande do Norte e estados vizinhos como a Paraíba.

Dentre as temáticas da primeira edição estão o Plano Diretor de Natal, artigos sobre mineração e soberania, a situação atual da Petrobras e a indústria de petróleo e gás, geodiversidade, proteção ao patrimônio geológico mineiro e o Crea Júnior Nacional.

O presidente da FEBRAGEO, Fábio Reis, parabenizou a AGERN pelo trabalho e ressaltou a importância da comunicação para que as entidades levem até os profissionais e para a sociedade, as informações do Sistema. “O sistema Confea/Crea e Mútua foi feito para defender a sociedade e defender a profissão, que ela seja executada de forma correta e com segurança para a sociedade. Nós, profissionais, precisamos participar mais da produção e geração de conhecimento que leve a elaboração de políticas públicas para a sociedade.

Para assistir a live completa do lançamento da revista Geologia todo dia, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=d1tsk8yraM0&t=2s.

A revista também foi lançada durante a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, a SOEA Connect, no dia 17 de setembro.

Fonte: Assessora de Imprensa FEBRAGEO