Agentes fiscais do Crea-MT participam da 11ª Força-Tarefa Nacional de Fiscalização no Ceará
21 de agosto de 2026, às 16h03 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Agentes fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) participaram da 11ª Força-Tarefa Nacional de Fiscalização (FTNF) entre os dias 17 e 21 de agosto, no Ceará. A iniciativa é promovida pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) em parceria com os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas). Durante cinco dias, agentes fiscais de diferentes estados brasileiros atuaram de forma integrada com a equipe do Crea-CE, fortalecendo as ações de fiscalização em um dos segmentos de maior relevância econômica para o estado: a carcinicultura.
A Força-Tarefa Nacional é um programa itinerante do Sistema Confea/Crea que tem como objetivo intensificar e aperfeiçoar as atividades de fiscalização em diferentes regiões do país. A cada edição, o programa reúne fiscais de diversos Creas, promovendo a troca de experiências, a padronização de procedimentos e o fortalecimento da atuação integrada do Sistema.
Participaram da fiscalização os agentes fiscais do Crea-MT Wilson de Oliveira Pedraça, Jonathan José Lima dos Santos, Jairo Sousa da Silva, Emilson Franscisco Pedroso de Souza e o superintendente de Fiscalização e Operacional do Crea-MT, Donizeth Vitorio Taveira.

A escolha da carcinicultura como foco desta edição reflete a posição de destaque do Ceará na produção nacional de camarão cultivado. O estado responde por mais de 57% da produção brasileira, movimentando aproximadamente R$ 3,5 bilhões por ano e concentrando oito dos dez maiores municípios produtores do país.
Além de sua importância econômica, a atividade depende diretamente da atuação de profissionais habilitados das Engenharias, da Agronomia e das Geociências, que garantem a execução segura e eficiente das diversas etapas do processo produtivo.

Na carcinicultura, diferentes modalidades da Engenharia contribuem para o desenvolvimento da atividade, desde a implantação da infraestrutura dos viveiros e dos sistemas hidráulicos até a automação de equipamentos, a gestão ambiental, o manejo da produção e o monitoramento da qualidade da água, assegurando produtividade, sustentabilidade e conformidade técnica.
Mais do que fiscalizar, a Força-Tarefa Nacional tem como propósito orientar produtores e empreendedores sobre a importância da responsabilidade técnica no desenvolvimento de suas atividades.

Durante a operação, as equipes percorreram polos estratégicos da carcinicultura cearense, com atuação em municípios como Jaguaruana, Morada Nova, Palhano, Aracati e Russas, promovendo ações educativas sobre a emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e a contratação de profissionais legalmente habilitados.
11ª Força-Tarefa Nacional de Fiscalização

A integração entre fiscais de diferentes estados também promove o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas, contribuindo para o aperfeiçoamento das ações desenvolvidas pelo Sistema Confea/Crea e para uma atuação cada vez mais eficiente em benefício da sociedade e do desenvolvimento econômico do país.
Confira a Galeria de Fotos do evento aqui.