AESA comemora Dia do Engenheiro Sanitarista

13 de julho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Em comemoração ao dia do Engenheiro Sanitarista, 13 de julho, a Associação dos Engenheiros Sanitaristas de Mato Grosso (AESA), realiza a partir das 16h desta sexta-feira, no auditório João Balbuíno na UFMT, um simpósio para discutir a profissão.

De acordo com a engenheira sanitarista Ildisnéya Velasco esses profissionais são os responsáveis pela elaboração de projetos de saneamento básico – água, esgoto, drenagem pluvial, resíduos. Fiscalizam e fazem a manutenção e ampliação de obras de saneamento básico para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos.

“Embora haja campo de trabalho praticamente inesgotável em saneamento básico – cuja situação é preocupante, tanto no interior do estado como na capital – o mercado para o profissional da área está estreitamente ligado aos investimentos do governo no setor”, explica a profissional destacando que as maiores chances de trabalho ainda estão nas regiões Sul e Sudeste, onde se concentra a maior parte dos investimentos do governo no setor.

Os números confirmam as declarações de Ildisnéya. Segunda dados do Governo Federal, no setor público, por exemplo, cerca de 300 engenheiros trabalham nessas regiões enquanto no resto do país trabalham cerca de 250. “Na iniciativa privada, engenheiros sanitaristas encontram boas oportunidades na área de tratamento de resíduos industriais”, lembrou.

Na oportunidade a AESA lançará o site oficial da associação e, o evento terá a participação do professor Paulo Gomes e Rubens Mauro, testemunhas de ex-alunos, do conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

16h – Abertura com a palestra do ex -reitor da UFMT Dr.Atirio Ourides
16h30 – Palestra com os professores de engenharia Sanitária Paulo Gomes e Rubens Mauro
17h – AESA e ABES
17h30- Coffee Break