Ações de integração pautam segunda reunião do Conselho de Comunicação do Confea de 2018

8 de outubro de 2018, às 9h37 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Em sua segunda reunião ordinária do ano, o Conselho de Comunicação e Marketing (CCM) aprovou a realização do Seminário de Comunicação do Sistema Confea/Crea e Mútua nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2019. O evento será uma oportunidade para as áreas de Comunicação do Confea, dos Creas e da Mútua compartilharem experiências e práticas de gestão.

Nessa mesma linha de integração, o fórum definiu no último dia 4 de setembro que a Gerência de Comunicação do Confea (GCO), por meio do Setor de Eventos (Setrp), apresente na próxima reunião do CCM, em 26 de novembro, sugestão de roteiro para as cerimônias de abertura e encerramento da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). Depois disso, a proposta deverá ser encaminhada como contribuição para a Comissão Organizadora da Soea (ConSoea).

Outra agenda que também está a cargo da GCO e do Setrp é a formatação do próximo Encontro de Líderes do Sistema programado para o início do ano que vem.

Divulgação
Considerando a necessidade de dar ampla divulgação às profissões do Sistema, o CCM solicitou à GCO estudo de viabilidade de produção de uma revista que apresente à sociedade a importância, as atribuições e responsabilidade dos profissionais da área tecnológica. Com esse novo canal de comunicação, espera-se promover valorização profissional e, ao mesmo tempo, garantir a segurança e a defesa da população. A Gerência de Comunicação terá até o dia 26 de novembro para submeter ao CCM proposta de conteúdo, tiragem, formato, público, periodicidade e Conselho Editorial.

Um segundo material de divulgação demandado pelo CCM trata do Livro de Ordem, cuja função é comprovar a autoria e o acompanhamento  de trabalhos do responsável técnico, conforme define a Resolução nº 1094/2017. Nele deve conter o registro de todas as ocorrências relevantes da obra ou serviço onde houver a participação de profissionais da Engenharia, Agronomia, Geografia,  Geologia e Meteorologia, o que garante tanto a proteção desses profissionais quanto da sociedade. Daí a importância de dar ampla divulgação dessa ferramenta.

Participaram da reunião o vice-presidente do Confea, eng. eletric. Edson Delgado, a eng. civ. Ana Adalgisa Dias Paulino (representante do Colégio de Presidentes), o conselheiro federal, eng. agr. João Bosco (representante do Plenário), o eng. mec. Marco Aurélio Candia Braga (representante do Colégio de Entidades Nacionais), o eng. agr. Kléber Souza dos Santos (representante das Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas), o presidente da Mútua, eng. civ. Paulo Guimarães, a jornalista Margareth Vicente (representante da Mútua), o eng. agr. Alceu Fernandes Molina Júnior (superintendente de Estratégia e Gestão do Confea), o jornalista Felipe Augusto Pasqualini (gerente de Comunicação e Marketing do Confea), a jornalista do Crea-SE, Íris Valéria Santos de Azevedo (convidada da área de comunicação dos Creas), a jornalista Cláudia de Oliveira, do Crea-SC (convidada da área de Marketing), além da publicitária do Confea, Sílvia Girardi.

Competências
Compete ao CCM formular e implementar a política editorial do Confea, conforme o art. 69 do Regimento do Federal, aprovado pela Resolução nº 1.015, de 2006. O fórum tem ainda as atribuições de apreciar e deliberar sobre o plano de comunicação institucional do Confea; supervisionar a execução e avaliar os resultados da implementação do plano de comunicação; apreciar projetos editoriais para os veículos de comunicação a serem encaminhados ao Plenário para aprovação; e decidir sobre programas, projetos e ações submetidas à sua apreciação, de acordo com o plano de comunicação.

* Equipe de comunicação do Confea