ACESSIBILIDADE-Seminário discute redução das barreiras arquitetônicas a pessoas com deficiência

21 de março de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Técnicos de Várzea Grande (AEVAG) realiza nos dias 22 e 23 de março, o 1º Seminário Técnico da AEVAG com o tema “Acessibilidade – Redução das barreiras arquitetônicas”. O evento ocorrerá das 19h às 22h nos dois dias, no auditório da AMEC-Unic, Campus de Várzea Grande.

O evento contará com palestras temáticas, enfocando a Lei Federal 10.098/00 e o Decreto Federal 5.296/04 que dão prioridade de atendimento às pessoas com deficiência física e estabelecem normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com mobilidade reduzida.

Os principais enfoques do seminário serão, a facilitação do acesso aos portadores de necessidades especiais e às pessoas da terceira idade; a legislação aplicável, bem como as Normas Técnicas para aplicação; o mercado de trabalho que se abre para os profissionais; os projetos do Governo Federal para o tema além da visão do Poder Judiciário, em busca do cumprimento da Legislação.

O evento nacional tem a finalidade de analisar os obstáculos e avanços da legislação que entra em vigor no início de abril, além de ampliar a capacidade de participação em torno da dignidade, dos direitos e da igualdade de oportunidades levando a todos um novo paradigma de respeito às diferenças.

Também participam como parceiros desse evento o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), a Prefeitura Municipal de Várzea Grande, Ministério Público Estadual ,o Guia Prático de Profissionais e Empresas da Engenharia, Arquitetura e Agronomia.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO:

Dia: 22/03 (Quinta-feira)
19h30 – Palestra: Programa Brasileiro de Mobilidade Urbana – Brasil Acessível
Palestrante: Diretor de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades – Renato Boareto.
21h – Coffe Break
21h15_ Manual de Vias Públicas: Calçadas como instrumento para melhoria da Acessibilidade urbana.
Palestrante: Arquiteta Adriana Bussiki
21h45 – Palestra: Medidas para o cumprimento da Legislação no município.
Palestrante: Prefeitura de Várzea Grande

Dia 23/03 (Sexta-feira)
19h – Palestra: O que o Brasil espera dos seus técnicos: o conhecimento, a causa e o efeito.
Palestrante: Engenheiro Civil Aroldo Abussafi Figueiró, Vice-presidente do CREA-MS.
20h30 – Coffe Break
20h45 – Espaço aberto para perguntas objetivando debate ao palestrante.

Informações 3682-1592 /33153034

*Rafaela Maximiano