Abes-MT, Aesa-MT e Crea-MT participam de fórum sobre saneamento básico e resíduos sólidos

25 de novembro de 2015, às 17h32 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Os presidentes das associações: Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-MT) e Matogrossense dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientais (Aesa-MT), Sara Suely Atílio Caporossi e Jesse Rodrigues de Barros, respectivamente, participaram durante toda quarta-feira, 25 de novembro, de um amplo espaço de debate, compartilhamento de ideias e exemplos de sucesso que, na prática, melhoram a qualidade de vida da população durante o primeiro dia do IV Fórum Municípios e Soluções, na Escola Superior do Tribunal de Contas de Mato Grosso.

 

Representando o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), o conselheiro e engenheiro sanitarista, Valmi Simão de Lima.

 

O tema do evento que terá continuidade quinta-feira, 26 de novembro é "Desafios e boas práticas na implementação das políticas de saneamento básico e resíduos sólidos em Mato Grosso".

 

Dentre as pautas discutidas sobre a política nacional de resíduos sólidos: as dificuldades de efetivar o saneamento básico, em cumprimento às Leis nº 11.445/2007 e nº 12.305/2010, que legislam sobre as responsabilidades dos geradores e do poder público no gerenciamento de resíduos sólidos. Assuntos abordados com o vice-presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental (ABES), Álvaro José Menezes da Costa, e com a diretora-geral do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU), Heliana Kátia Tavares Campos.

 

Quanto às dificuldades na implementação do saneamento básico, em cumprimento às Leis nº 11.445/2007 e nº 12.305/2010, que legislam sobre as responsabilidades dos geradores e do poder público no gerenciamento de resíduos sólidos, os presentes ouviram as políticas de sucesso aplicadas em outros municípios e Estados brasileiros, como em Campinas-SP e Ceará.

 

 

Ao final do evento dia 26, será feita a leitura de uma carta de intenções e boas práticas, posteriormente, encaminhada aos gestores públicos e setores interessados no tema.

 

O Fórum Municípios e Soluções é um projeto iniciado pelo TCE-MT em 2014. Nas outras edições foram abordadas, respectivamente, estratégias e troca de experiências no aumento da receita própria; diagnósticos, desafios do Sistema Público de Saúde do Estado; diagnóstico e desafios no Ensino Público de Mato Grosso.

 

 

 

 

 

Confiara a galeria de imagens completa aqui.

 

 

Confira abaixo a programação de quinta-feira (26/11):