Plenária n° 818 aprova valor a ser destinado ao Edital de Chamamento Público deste ano e a prestação de contas das associações

6 de fevereiro de 2026, às 16h37 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia

 

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) realizou, na noite desta quinta-feira (5), a Plenária n° 818 na sede do Conselho, em Cuiabá. Na sessão os conselheiros aprovaram o valor a ser destinado ao Edital de Chamamento Público para este ano e a prestação de contas das associações. Além disso, foi definida a data do 3° treinamento de conselheiros, inspetores e colaboradores.

O Edital de Chamamento Público tem como objetivo apoiar projetos desenvolvidos pelas entidades de classe registradas no conselho, fortalecendo a valorização profissional, a qualificação técnica e o desenvolvimento das engenharias, agronomia e geociências em Mato Grosso. Para este ano, foi destinado R$ 1 milhão que será dividido entre as associações que apresentarem projetos de capacitação e palestras aos profissionais.

 

Plenária n°818 | Foto: Caroline Mesquita

 

Estão aptas a se inscrever as entidades de classe e instituições de ensino que atendam aos requisitos do edital. Além das entidades já registradas no Sistema Confea/Crea, também poderão se inscrever aquelas que estejam em fase de pré-registro, desde que apresentem a declaração emitida pelo Crea-MT. Todas as informações sobre período de inscrição, apresentações dos projetos e os detalhes serão divulgados posteriormente no site do Conselho.

Na sessão também foi aprovado a prestação de contas das entidades:  Associação Profissional dos Geólogos de Mato Grosso (AGEMAT), Associação dos Engenheiros Ambientais do Estado de Mato Grosso (AEAM-MT), Associação Brasileira de Engenheiros Civis – Departamento de Mato Grosso (ABENC-MT), Instituto Mato-Grossense de Entidades de Agronomia, Geologia e
Engenharia (MEAGE), Instituto de Engenharia de Mato Grosso (IEMT), Associação dos Engenheiros Sanitaristas/Ambientalistas de Mato Grosso (AESA-MT), Sindicato dos Engenheiros do Estado de Mato Grosso (SENGE-MT), Associação Mato-Grossense de Engenharia de Segurança do Trabalho (AMAEST).

Além disso, foram julgados um processo por infração à legislação, 6 processos por empresa sem registro e outros 6 processos por falta de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

 

Presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego | Foto: Caroline Mesquita

 

Durante a Extra Pauta, o presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, informou aos conselheiros sobre o 3° treinamento dos conselheiros, inspetores e colaboradores, que será realizado nos dias 11, 12 e 13 de março em parceria com a Mútua-MT. O objetivo do treinamento é apresentar as diretrizes do Conselho, o Edital de Chamamento Público e os benefícios da Caixa de Assistência. A Mútua-MT também possui o Divulga Mútua, um Termo de Fomento que apoia projetos e capacitações.

“É importante o conselheiro participar dos três dias, principalmente, o que é presidente de associação. A Mútua-MT também vai fazer uma apresentação dos benefícios, se alguém tiver dúvida em algum recurso será explicado, também vamos enviar o convite para todos os presidentes de entidades para vir participar. O ano passado foi muito bom para as entidades, para o Crea-MT, principalmente, dos eventos realizados no interior, sempre o profissional elogia, fala que as capacitações foram boas, e acho que precisamos continuar levando as palestras para o interior também”, disse o presidente.

 

Diretora-geral da Mútua-MT, eng. civil Marciane Prevedello Curvo | Foto: Caroline Mesquita

 

A diretora-geral da Mútua-MT, eng. civil Marciane Prevedello Curvo, destacou a importância do treinamento e a parceria entre a Caixa de Assistência e o Conselho.

“Esse é o terceiro treinamento e é muito importante porque os colaboradores explicam sobre o chamamento público, também terá o Divulga Mútua que eu vou fazer o passo a passo com vocês e tirar as dúvidas para levar recurso para as associações realizarem os seus eventos. Parabenizo o presidente Juares pela iniciativa, disse.

 

Vice-diretor Administrativo, geólogo Caiubi Emanuel Souza Kuhn | Foto: Caroline Mesquita

 

Durante a Plenária, o vice-diretor Administrativo, geólogo Caiubi Emanuel Souza Kuhn, fez a entrega do livro “Geopatrimônio em Geoparques no Brasil” aos conselheiros e ressaltou a importância de participar do Edital de Chamamento Público. A publicação do livro teve apoio do Conselho através do Termo de Fomento.

Confira a Galeria de Fotos da Plenária aqui.

 

Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT