Delegação do Crea-MT participa do 15° Encontro de Líderes realizado em Brasília

2 de fevereiro de 2026, às 14h50 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia

 

 

A delegação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso participou do 15° Encontro de Líderes realizado entre os dias 28 e 30 de janeiro, em Brasília. O evento marca o início das atividades do Sistema Confea/Crea/Mútua com a participação dos presidentes e dos coordenadores das Câmaras Especializadas de todos os estados. Também foi realizado o 1° Colégio de Presidentes com a definição do coordenador e as datas e locais das próximas reuniões do ano.

A abertura, na noite de quarta-feira (28), foi realizada no Museu da República com reproduções de peças de arte assinadas pelo designer Jean Rosa. Pontes, museus e edifícios famosos foram projetados no museu mostrando a grandiosidade das obras de engenharia. A cerimônia de abertura contou com a participação do presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), eng. telecom. Vinicius Marchese, o presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, além de presidentes de outros Regionais.

 

 

Os trabalhos iniciaram na quinta-feira (29), no Complexo de Eventos Brasil 21, com as primeiras reuniões das Câmaras Especializadas. Os coordenadores se reuniram com o objetivo de planejar as atividades anuais e fortalecer os debates da engenharia, agronomia e geociências. Os coordenadores das Câmaras de Mato Grosso também participaram, são eles:

  • Coordenadora da Câmara Especializada de Agronomia – Eng. Agrônoma Lys Sueli Barco Hernandes de Moraes;
  • Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil – Eng. Civil Milton Soares Filho;
  • Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica – Eng. Eletricista Eduardo Delmondes Góes;
  • Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Florestal – Eng. Florestal Cícero Ramos Pereira da Silva;
  • Representante de Plenário junto à Câmara Nacional de Geologia – Eng. Geóloga Sheila Klener Jorge de Souza;
  • Representante de Plenário junto à Câmara Nacional de Mecânica e Industrial – Eng. Mecânico Tarcísio Pinheiro de Almeida;
  • Representante de Plenário junto à Câmara Nacional de Seg. do Trabalho – Eng. Eletricista e Eng. de Segurança do Trabalho Frederico Mansur Gaiva;
  • Representante de Plenário junto à Câmara Nacional de Agrimensura – Eng. Agrimensor Carlos Roberto Michelini;
  • Representante Estadual do Programa Mulher – Coordenadora Adjunta Eng. Sanitarista, Civil e Seg. do Trabalho Sandra Eudes Simão de Lima;
  • Coordenadora da Comissão de Ética Profissional (CEP) – Eng. Geóloga Sheila Klener Jorge de Souza;
  • Coordenador da Comissão de Ensino e Atribuição Profissional (CEAP) – Eng. Civil Vagner Hubricht Pinheiro;
  • Coordenador da Comissão de Meio Ambiente (CMA) – Geólogo Caiubi Emanoel Souza Kuhn;
  • Representante do Programa Crea Jr – Marcela Camelo de Moraes Macedo.

 

 

As coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas são integradas pelas lideranças das câmaras dos Regionais. Têm por finalidade apreciar e julgar os assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional e sugerir medidas para o aperfeiçoamento das atividades do Conselho Regional, constituindo a primeira instância de julgamento no âmbito de sua jurisdição.

Durante o evento também foram realizadas palestras e debates sobre cidades inteligentes, acessibilidade, tecnologia, inovação e mercado de trabalho, entre outros temas atuais e essenciais para a engenharia, a agronomia e as geociências.

 

Colégio de Presidentes

 

No evento também aconteceu o 1° Colégio de Presidentes, com a presença do presidente do Crea-MT, eng, civil Juares Samaniego. Formado por presidentes do Confea, dos Creas e da Mútua, o Colégio de Presidentes busca unidade de ação com foco na uniformização de procedimentos e visa à maximização da eficiência e da eficácia do Sistema. O Colégio de Entidades Nacionais é composto pelas instituições representativas das profissões jurisdicionadas pelo Sistema e credenciadas junto ao Confea. Tem a responsabilidade de propor projeto de normativos de interesse geral das profissões, além de discutir e propor política de formação, especialização e atualização de conhecimentos.

Nesta primeira reunião, foram definidos os locais e datas das próximas cinco reuniões do ano, são elas:

  • 2ª reunião: março, no Rio de Janeiro (RJ);
  • 3ª reunião: maio, em Salvador (BA);
  • 4ª reunião: julho, em Natal (RN);
  • 5ª reunião: outubro, em Florianópolis (SC);
  • 6ª reunião: novembro, em Maceió (AL).

 

Confira a Galeria de Fotos aqui.

Texto: Assessoria de Comunicação do Confea e Crea-MT