V Geoparque e workshop sobre desenvolvimento sustentável acontece em Chapada dos Guimarães
2 de outubro de 2025, às 14h27 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Nos dias 15 e 16 de outubro, escolas da região de Chapada dos Guimarães vão receber exposições itinerantes como parte da programação do Workshop Qualificação para o Desenvolvimento Sustentável e do V Workshop Geoparque Chapada dos Guimarães. A iniciativa conta com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), por meio do Edital de Chamamento Público nº 001/25.
O evento terá sua principal programação no dia 17 de outubro, a partir das 8h, na Câmara dos Vereadores de Chapada dos Guimarães, reunindo especialistas para debater temas ligados à preservação ambiental, turismo, riscos naturais e o futuro da região.
Programação:
-
8h – Abertura
-
8h30 – Mesa: Os fósseis de Chapada dos Guimarães – Profª. Dra. Silane Aparecida Ferreira da Silva Caminha (UFMT), Prof. Dr. Rogério Roque Rubert (UFMT)
-
10h – Mesa: Águas em Chapada, onde tem, onde quase não tem? – Prof. Dr. Caiubi Kuhn (UFMT); Prof. Dr. Cleberson Ribeiro de Jesuz (UFMT)
-
11h30 às 13h30 – Intervalo para almoço
-
13h30 – Geomorfologia de Chapada dos Guimarães e região – Prof. Dr. Dener Toledo Mathias (UFMT)
-
14h30 – Mesa: O Portão do Inferno e as áreas de risco – Prof. Dr. Caiubi Kuhn (UFMT); Prof. Dr. Cleberson Ribeiro de Jesuz (UFMT)
-
15h30 – A última gota d’água? O futuro do turismo no Geoparque de Chapada dos Guimarães frente à crise climática – Prof. Dr. Daniel Fernando Queiroz Martins (IFMT)
-
16h30 – Mesa: Geoparque de Chapada dos Guimarães, cenário atual e passos futuros – Alexandre Eustáquio (Secretário de Turismo e Meio Ambiente de Chapada dos Guimarães); Prof. Dr. Caiubi Kuhn (UFMT)
-
18h – Mesa de encerramento e anúncio dos vencedores dos concursos
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: inscrições
Edital de Chamamento Público
O evento será realizado com recursos do Edital de Chamamento Público nº 001/2025, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso. O edital tem como objetivo apoiar projetos desenvolvidos pelas entidades de classe registradas no conselho, fortalecendo a valorização profissional, a qualificação técnica e o desenvolvimento das engenharias, agronomia e geociências em Mato Grosso.
Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT