Associação Brasileira de Engenheiros Civis de Mato Grosso palestra sobre regularização de imóveis urbanos no Crea-MT
27 de agosto de 2025, às 14h56 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Na última terça-feira (26), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) recebeu a palestra promovida pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis de Mato Grosso (ABENC-MT), com o tema “O papel da engenharia na regularização de imóveis urbanos e na segurança para investimentos na cidade”.
Na abertura, a presidente da ABENC-MT, engenheira civil Célia Mazzer, destacou a relevância do tema e agradeceu a presença dos membros e o Presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego por ter cedido o espaço, ressaltando a importância do debate para o desenvolvimento urbano.
“Tivemos muitos inscritos por ser um tema de grande relevância”, enfatizou
O palestrante, eng. agrimensor Carlos Roberto Michelini abordou a legitimidade da propriedade urbana, ponto central de seu livro homônimo, e classificou a palestra como uma troca de experiências.
Durante a explicação, ele citou a necessidade da prática da palestra “O maior desafio que enfrentamos hoje é regularizar propriedades, garantindo segurança e planejamento para a cidade e para os investidores”, afirmou.
Também participaram do evento a superintendente de Patrimônio Público da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), Giovana Oliveira, o conselheiro pelo Crea-MT, eng. civil Jesuel Arruda, o inspetor de Várzea Grande, eng. civil Adrian Reveles, e o conselheiro suplente, eng. civil Renan Rodrigues Pires.
Michelini convidou as advogadas Paula Jeizel e Manuela Nunes para complementar a discussão com aspectos jurídicos, reforçando a importância do cadastro, regularização e legitimação das propriedades.
Além disso, ele reforçou que a atuação de profissionais de engenharia e do Crea-MT na efetivação de projetos de regularização urbana são iniciativas que contribuem para um desenvolvimento urbano mais seguro e estruturado.
A Galeria de Fotos da palestra já está disponível aqui.
Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT