Várzea Grande recebe o 12° CEP com cinco propostas apresentadas
11 de agosto de 2025, às 10h30 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) realizou a reunião precursora do Congresso Estadual de Profissionais (CEP-MT), em Várzea Grande, na sexta-feira (8). Ao todo, foram apresentadas cinco propostas pelos profissionais e eleitos dois delegados, um com e outro sem mandato.
A abertura foi realizada pela coordenadora do CEP e conselheira do Crea-MT, eng. ambiental Rosidelma Guimarães que explicou sobre os eixos temáticos e qual o processo para levar as propostas até o Congresso Nacional de Profissionais (CNP).

O presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego também participou da reunião e agradeceu a presença de todos, citou as mudanças nas normas e um balanço das construções das próximas inspetorias. O presidente informou que iniciou a construção da inspetoria de Lucas do Rio Verde e a de Colíder será finalizada até o fim de setembro.
O evento foi realizado na Inspetoria de Várzea Grande e contou com a participação do diretor financeiro do Crea-MT e membro da comissão do CEP, eng. civil Darci Lovato; a coordenadora-adjunta da Câmara de Agronomia, eng. agrônoma Lys Sueli Barco; inspetor de Várzea Grande, eng. civil Vanor Oliveira Arantes; eng. ambiental e conselheiro do Crea-MT, Edson Cunha; conselheiro do Crea-MT, eng. eletricista Robson Vaz; conselheiro do Crea-MT, eng. civil André Schuring; conselheiro do Crea-MT, eng. civil Adrian Reveles.
Durante o encontro foram debatidos temas como acessibilidade urbana, a rede de água e esgoto de Várzea Grande e os lixões dos municípios.

Foram apresentadas cinco propostas pelos profissionais, sendo quatro sem mandato e uma proposta com mandato. Foram eleitos dois candidatos a delegados.
Confira a Galeria de Fotos do CEP-MT em Várzea Grande aqui.
O CEP

Já foram realizados 25 encontros precursores do CEP-MT. O Congresso irá passar por todas as 25 cidades que possuem inspetorias do Crea Mato Grosso. A próxima reunião será realizada em Cuiabá para definir os delegados que levarão as propostas de Mato Grosso para o CNP. O evento será realizado nesta quarta-feira (13) e quinta-feira (14), no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT).
Os eventos microrregionais têm como objetivo apresentar, discutir, aprovar e encaminhar ao CEP proposições que defendam a discussão dos temas centrais, propondo à participação dos profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências do Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, visando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.
Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT