CEP reúne mais de 100 profissionais em Canarana, Confresa, Água Boa e Barra do Garças

21 de julho de 2025, às 10h46 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Compartilhar esta notícia

 

O Congresso Estadual de Profissionais (CEP-MT) reuniu mais de 100 profissionais nos encontros realizados em Canarana, Confresa, Água Boa e Barra do Garças, nos dias 15, 16, 17 e 18 de julho, respectivamente. As reuniões precursoras do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) nestes municípios tiveram 12 propostas apresentadas.

O CEP é realizado a cada três anos em todos os estados do país. Neste ano, o tema principal é: “Engenharia, Agronomia e Geociências no Desenvolvimento das Cidades”.

A diretora-geral da Mútua-MT, eng. civil Marciane Prevedello Curvo, esteve em todas as reuniões explicando sobre a Caixa de Assistência e os benefícios aos profissionais.

 

CEP em Canarana | Foto: Giovani Bertol

 

Em Canarana, a vice-presidente do Crea-MT, geóloga Daiane Brum, participou e agradeceu a presença de todos os profissionais. A geóloga falou sobre a função do Crea, registro e fiscalização do profissional. Citou também a importância do profissional se aproximar das entidades de classe que promovem benefícios, como eventos, cursos e reivindicações.

Foram apresentadas duas propostas, com dois delegados eleitos, sendo um com mandato e um sem mandato. No município foram masi de 20 profissionais inscritos.

Vice-presidente do Crea-MT, geóloga Daiane Brum no CEP em Canarana | Foto: Giovani Bertol

 

Já em Confresa, a abertura foi feita pela coordenadora do CEP-MT, eng. ambiental Rosidelma Guimarães, que explicou sobre a metodologia do CEP neste ano. A vice-presidente geóloga Daiane Brum também participou da reunião. Os profissionais puderam discutir sobre as questões mais importantes para o desenvolvimento da cidade de Confresa.

Após o debate, foram apresentadas duas propostas e eleitos dois delegados, um com mandato e outro sem mandato. Ao todo, 39 profissionais participaram do evento.

 

Presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego no CEP em Água Boa | Foto: Giovani Bertol

 

Em Água Boa, as discussões entre os profissionais tiveram êxito, com quatro propostas apresentadas. O presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, participou da reunião e atualizou os profissionais sobre as legislações que estão sendo aprovadas em prol da engenharia.

O secretário Municipal de Planejamento, Obras e Engenharia, Carlos Eduardo Trautmann, esteve no evento e falou sobre a importância da proximidade do Conselho com a secretaria, para que os projetos estejam adequados e tecnicamente melhores.

 

CEP em Água Boa | Foto: Giovani Bertol

 

A coordenadora Rosidelma apresentou e explicou os eixos temáticos do congresso. Das quatro propostas, foram eleitos dois delegados, sendo um com mandato e outro sem mandato. Os profissionais também puderam tirar suas dúvidas sobre o sistema Confea/Crea/Mútua.

Em Água Boa, participaram 29 profissionais.

 

CEP em Barra do Garças | Foto: Giovani Bertol

 

Por fim, em Barra do Garças, na reunião realizada na sexta-feira (18), contou com três candidatos a delegado. O presidente do Crea-MT citou a importância da fiscalização e do trabalho do Conselho no estado. Além disso, informou também sobre a nova inspetoria de Barra do Garças, inaugurada em março deste ano.

Em seguida, o presidente do Crea, Juares Silveira, agradeceu a presença de todos. E depois falou sobre as legislações que estão sendo aprovadas em prol da engenharia. Falou sobre a importância da fiscalização e do trabalho que está fazendo no estado. Além disso, informou sobre o novo espaço do Crea, a inspetoria de Barra do Garças.

 

CEP em Barra do Garças | Foto: Giovani Bertol

 

Logo em seguida, os engenheiros puderam fazer perguntas ao presidente e pediram mais fiscalização na região. O presidente se colocou à disposição dos profissionais para atender a demanda de fiscalização.

Os profissionais discutiram sobre as questões mais importantes para o desenvolvimento da cidade. Após o debate, foram apresentadas quatro propostas, tendo três candidatos a delegado. Foram eleitos dois delegados, sendo um com mandato e um sem mandato.

 

Presidente do Crea-MT no CEP em Barra do Garças | Foto: Giovani Bertol

 

A proposta vencedora trata sobre impacto social e ambiental com as novas moradias e o crescimento populacional em Barra do Garças.

No município, 33 profissionais participaram do evento.

Confira aqui a Galeria de Fotos do CEP em Canarana, Confresa, Água Boa e Barra do Garças.

 

O CEP

Diretora-geral da Mútua-MT, eng. civil Marciane Prevedello Curvo, no CEP em Água Boa | Foto: Giovani Bertol

 

Já foram realizados 18 encontros precursores do CEP-MT. O Congresso irá passar por todas as 25 cidades que possuem inspetorias do Crea Mato Grosso. As próximas reuniões serão realizadas em Canarana, Confresa, Água Boa e Barra do Garças, nos dias 15, 16, 17 e 18 de julho, respectivamente.

Os eventos microrregionais têm como objetivo apresentar, discutir, aprovar e encaminhar ao CEP proposições que defendam a discussão dos temas centrais, propondo à participação dos profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências do Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, visando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

 

Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT