Encerramento da 5ª Força-Tarefa Nacional de Fiscalização marca cumprimento das metas e visita técnica em campo
10 de julho de 2025, às 11h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

A 5ª Força-Tarefa Nacional de Fiscalização se encerrou na sexta-feira (4) com as metas cumpridas e uma visita técnica em campo com as agentes fiscais. A ação é realizada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), na região de Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde.
Na manhã de sexta-feira (4), foi realizada uma visita técnica na AgroNorte, empresa especializada em pesquisa e sementes, localizada em Sinop. No local, os Creas foram recebidos pela equipe da empresa. O engenheiro agrônomo responsável pela plantação explicou como são realizadas as pesquisas de melhoramento dos grãos e os processos realizados.

Com 31 anos de atuação, a empresa faz investimentos em melhoramento genético de diversas culturas, como: arroz, soja convencional, soja transgênica, feijão, milheto e capim coracana.
Na lavoura, os agentes fiscais visitaram uma plantação de feijão carioca e feijão preto. Para realizar o melhoramento genético, a engenheira agrônoma explicou que os pesquisadores selecionam os melhores grãos para serem modificados em laboratório e depois serem plantados.

Após o grão ser colhido no tempo ideal, é realizado uma série de procedimentos entre a cocção para avaliar o rendimento do grão. Esses processos ajudam a entender a qualidade do alimento que é vendido e utilizado no mercado nacional e internacional.
Após a visita, foi realizado um almoço especial de encerramento na maior churrasqueira do mundo, que fica na comunidade de Brígida, em Sinop. A churrasqueira possui 59 metros de circunferência, 19 metros de diâmetro e 6 metros de altura.

Durante o período da tarde foi realizada a cerimônia de encerramento e consolidação dos dados. De acordo com o balanço da Força-Tarefa, foram 77 agentes em campo, com 331 locais fiscalizados. A meta foi atingida, com a participação e empenho de todos.
O gerente de fiscalização do Crea-PA, Lucas Bezerra, agradeceu aos fiscais do Crea-MT pela parceria e explicou um pouco como as fiscalizações são feitas no Pará.
“Foi uma experiência fantástica. Eu particularmente não conhecia o agro, não tinha pisado em uma plantação, nem visto silos como fiscal. Eu vejo as ART’s, mas a parte atuante, dos procedimentos ali eu não tinha visto. Neste ponto foi muito interessante, os fiscais aqui de Mato Grosso sempre explicando os procedimentos, ensinando. O sistema que vocês utilizam é muito bom, deixa o registro geográfico mais fácil para acessar, para entender”, disse.

O engenheiro agrônomo e agente fiscal do Crea-MA, Beto Souza, disse que é a quarta vez que participa da Força-Tarefa.
“Agradeço a todos vocês por promoverem essa integração da fiscalização em diversos Regionais, no sentido da gente poder verificar o alinhamento das nossas ações e possibilitar essa troca de experiências. Parabenizar também o Crea Mato Grosso por nos receber, estar aqui entregando o melhor”, finalizou.

Ao final da apresentação dos resultados, a coordenadora de Fiscalização do Crea-MT, Ivanil Martins, entregou uma lembrança para cada agente fiscal.
“Os meninos olharam para o cacto e pensaram: ‘O que eu faço com isso?’. O cacto significa resiliência, confiança e adaptação. E assim como nós fiscais, nós temos na nossa essência, a facilidade de nos adaptarmos ao meio onde estamos. E essa adaptação faz com que a gente consiga abrir o coração e aprender mais. Levem esse cacto com carinho porque foi pensado com muito carinho também. Queremos demonstrar o quanto nós estamos felizes pela presença de vocês”, disse.
Confira aqui as Galerias de Fotos da abertura, fiscalização em campo, visita técnica e encerramento.
Texto: Caroline Mesquita