Construções sustentáveis e treinamento do Corpo de Bombeiros marcam os últimos dias da Semana do Meio Ambiente 2025
9 de junho de 2025, às 10h49 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Construções sustentáveis e um treinamento de combate a incêndios do Corpo de Bombeiros foram os temas do penúltimo e último dia da Semana do Meio Ambiente 2025, nesta quinta-feira (5) e sexta-feira (6), no Centro Sebrae de Sustentabilidade, em Cuiabá. O evento teve como objetivo conscientizar e incentivar soluções sustentáveis, além da preservação dos recursos naturais.
Na quinta-feira (5), os temas das palestras foram voltados à construções que minimizem os impactos ao meio ambiente. Logo pela manhã, foi realizado um workshop sobre Arquitetura Sustentável e Bioarquitetura, com o arquiteto João Lucas. Durante o período da tarde, o secretário de Meio Ambiente José Afonso Portocarrero, deu um aula sobre a arquitetura das habitações indígenas no estado.

Segundo o secretário, pouco se fala sobre as construções do Território Indígena do Xingu. Em sua tese de mestrado, o secretário contou que visitou 28 aldeias do povo Bororo e que as construções são feitas com o babaçu e palha.
“O Xingu é a alma do Brasil, traz toda essa carga cultural para as construções e é incrível”, disse.
O secretário também foi o arquiteto responsável pelo projeto do Centro Sebrae de Sustentabilidade e contou que projetou o local inspirado nas construções indígenas do Xingu. Todo o local é sustentável, os pisos que formam o auditório foram feitos de restos de árvores de Mato Grosso, além da iluminação natural para minimizar o uso de energia. O local também possui uma horta e todo o adubo utilizado na plantação é feito a partir da compostagem.

Após a palestra, a engenheira civil Luciane Cleonice Durante, falou um pouco sobre construções sustentáveis. Segundo a engenheira, é possível ter sustentabilidade nas construções fazendo a gestão da água, utilizando materiais recicláveis de baixo impacto ambiental, sistemas ecológicos de esgoto, eficiência energética e uma arquitetura bioclimática.
Para finalizar o dia, foi realizado um tour guiado no Centro Sebrae de Sustentabilidade pela gerente Patrícia Pedrotti e o secretário José Afonso Portocarrero.
Treinamento do Corpo de Bombeiros

Na sexta-feira (6), durante o encerramento, foi realizado um treinamento de combate a incêndios pelo Corpo de Bombeiros. Estiveram presentes autoridades como o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, o secretário José Afonso Portocarrero, secretário adjunto de Relações Comunitárias, Amarildo Batista; o secretário adjunto de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges Ferreira; o secretário adjunto de Agricultura, Vicente Falcão; o diretor de Agricultura, Renildo França e presidentes de bairros da capital.

O treinamento, conduzido pelo sargento Vinícius e pelo soldado J. Correia Santos, ocorreu no Parque Jonas Pinheiro (Acrimat), em Cuiabá. O objetivo era voltada à prevenção e à conscientização dos líderes comunitários sobre o risco de queimadas.

O sargento iniciou o treinamento explicando como é feito o combate na época de seca quando há um maior número de queimadas no estado. Os bombeiros também mostraram os materiais utilizados. Após a aula teórica e as orientações, os bombeiros fizeram uma demonstração em um local isolado da Acrimat.
Semana do Meio Ambiente 2025

A Semana do Meio Ambiente 2025 foi um evento realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, entre os dias 2 e 6 de junho para conscientizar a população sobre a preservação dos recursos e a sustentabilidade. O evento foi aberto ao público e contou com a participação de profissionais da área, estudantes e autoridades.
O juiz da Vara de Meio Ambiente de Cuiabá, Antônio Horácio da Silva Neto, comentou sobre a importância desses eventos.
“Há necessidade plena desse diálogo interinstitucional entre o Poder Judiciário, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, as secretarias municipais e toda a sociedade civil organizada para criar vínculos, laços internacionais nessa luta de combate à degradação, com isso melhora a qualidade de vida no nosso planeta tendo um ambiente equilibrado como determina a nossa norma funcional”, disse.

Já o Procurador de Justiça do Ministério Público Gerson Natalício Barbosa parabenizou o Crea-MT pela iniciativa.
“Primeiro parabenizar pela ideia de reunir tantos atores que fazem e buscam um meio ambiente ecologicamente equilibrado, um direito fundamental de todos”, disse.

Confira a Galeria de Fotos aqui.
Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT