Agricultores de MT começam a colher variedades precoces de soja

8 de janeiro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

Agricultores de Mato Grosso já começaram a colher as variedades precoces de soja. Em Lucas do Rio Verde, o trabalho é intenso nas lavouras. No município, nesta safra são 237 mil hectares de soja cultivados, sendo 25% precoce. Mesmo com a falta de chuvas no início do plantio alguns agricultores resolveram arriscar.

Na fazenda do agricultor Marcos Marca, o plantio dos 32 mil hectares precisou ser feito mais cedo. E ele não se arrepende. “Como nós temos uma área muito grande a ser plantada, nós tivemos de começar o plantio arriscando um pouco, mas depois as chuvas vieram a se normalizar e a cultura se implantou de forma muito satisfatória. Graças a Deus nós estamos iniciando a colheita e vamos ter um belo resultado”, afirma.

Em outra propriedade são 3.500 hectares cultivados. A produtividade conseguida até agora é de 45 sacas por hectare – menos que esperada. Mesmo assim, com a alta nos preços e a antecipação na colheita, o agricultor Joci Picini acredita que a safra será satisfatória. “A vantagem é que você pega o mercado desabastecido e pega um preço um pouco melhor do que a média. Vendendo só em janeiro você consegue uns preços melhores do que conseguiria em fevereiro e março”, avalia o produtor.

Fonte:TVCA