Crea Mato Grosso realiza palestras na Semana das Engenharias de Automação e Computação

7 de junho de 2023, às 17h06 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Crea Mato Grosso, por meio do presidente eng. civil Juares Samaniego e da diretora financeira, eng. civil Marciane Prevedello Curvo, palestraram durante a Semana das Engenharias de Automação e Computação (Semac), evento realizado na UFMT, entre os dias 31 de maio e 02 de junho.

O encontro organizado pelos Centros Acadêmicos de Engenharia da Computação e de Controle e Automação reuniu acadêmicos, professores e profissionais de engenharia da universidade teve como objetivo oferecer conhecimento atualizado sobre as tendências e avanços no campo da automação e da IA.

Durante sua explanação sobre Atribuição profissional, Juares salientou que “o Crea Mato Grosso abre mercado ao engenheiro na hora que vai fiscalizar uma obra, que pode deparar com uma falta de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento que é um contrato feito com o proprietário daquela obra. A sua função não é de fiscalizar a construção, e sim, a existência de um técnico habilitado no local”.

Já a diretora financeira do Regional Mato-grossense, que apresentou o Sistema Confea/Crea e Mútua explicou que as autarquias são dotadas de personalidade jurídica e de direito público constituem serviços públicos federais e jurisdição em todo o território nacional.

“Com vista ao zelo pela defesa da sociedade e do desenvolvimento sustentável do país, com base nos princípios éticos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências, o Sistema Confea/Crea verifica, fiscaliza, regulamenta e aperfeiçoa o exercício e as atividades exercidas”, destacou Marciane.

Além disso, foi apresentada a estruturação fundamental do Crea-MT, que é responsável pela criação de condições para o desempenho integrado e sistemático das finalidades do Conselho Regional, sendo composta por órgãos de caráter decisório ou executivo, compreendendo: plenário; câmaras especializadas; presidência; diretoria e inspetorias.

Com acesso a uma grande variedade de palestras, workshops e mesas-redondas, abordando assuntos relacionados à temática principal, além de uma série de atividades voltadas para as áreas de ciência, tecnologia, inovação e mercado de trabalho, os participantes tiveram a oportunidade de gerar intercâmbio de conhecimentos e experiências.

Para Juares, a apresentação atingiu seu objetivo principal, que é o de estreitar o diálogo entre a entidade e as instituições de ensino das modalidades inseridas no Regional Mato-grossense. “Tivemos a finalidade também de promover a atuação profissional ética para assegurar a sociedade, sendo este, um encontro produtivo para ambas as partes”, pontuou.

Giovana Giraldelli sob supervisão de Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR) / Fotos: Igor Bastos