Crea-MT presente em 3ª Reunião da Coordenadoria Nacional das Comissões de Ética do Sistema Confea/Crea

31 de maio de 2023, às 17h25 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O coordenador adjunto da Comissão de Ética Profissional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil Darci Lovato esteve presente na 3ª reunião da Coordenadoria Nacional das Comissões de Ética do Sistema Confea/Crea, realizada em Salvador – BA, em maio.

“O evento foi importante porque discutiu ações de padronização na condução e tramitação dos processos de ética que chegam nos Creas, objetivando a mesma dosimetria de infração com relação aos assuntos que forem da mesma linha de infringência, com base no Código de Ética estabelecido pelo Sistema Confea/Crea”, explicou Darci. A assessora da Coordenadoria de Apoio ao Colegiado (Caco) do Crea-MT, Danielly Teixeira também fez parte do encontro.

Na oportunidade, foram discutidos: os impactos do Projeto e Lei PL 1024/2020, que dispõe sobre a alteração da Lei 5.194/1966, na engenharia e agronomia; o lançamento do guia de melhores prática éticas no âmbito do Sistema Confea/Crea; e a elaboração de procedimento padronizado para todos os Creas para recebimento e processamento inicial de denúncias e infração ao Código de Ética.

Além disso, outro destaque tratou de mecanismos para condução de questões éticas relacionadas aos egressos do curso de engenharia e que serão inseridos no Sistema, por meio do registro profissional. Para Darci, esse tópico visa contribuir para que esses novos profissionais percebam a importância da ética no exercício da profissão.

“É importante que o Regional Mato-grossense seja bem representado e realize o acompanhamento de pautas pertinentes, para ficar inteirado dos acontecimentos e agregar eficiência e padronização na condução dos assuntos relacionados com a ética no âmbito do Sistema Confea/Crea”, disse o eng. civil Juares Samaniego.

A segunda vice-presidente do Crea-BA e coordenadora do programa Mulher, Rute Carvalhal, realizou convite aos conselheiros presentes para participarem da Semana Oficial da Engenharia e Agronomia de 2024, que ocorrerá em Salvador.

Giovana Giraldelli sob supervisão de Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)