Crea Junior de MT presente no 12° Encontro de Líderes Representantes em Brasília

23 de março de 2023, às 9h25 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O representante estudantil do Conselho de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT),     acadêmico do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFMT, Guilherme Ribeiro  esteve presente no  Programa Crea Junior nacional  durante o 12º Encontro de Líderes Representantes em Brasília neste mês de março.

Ao avaliar o encontro do Crea Jr nacional, Guilherme destacou que o programa vem proporcionando experiências incríveis e únicas para todos os acadêmicos cursando as modalidades do Sistema/Confea/Crea.

“ Com essa interação com vários estudantes, entendo o funcionamento e o tamanho da importância    das   nossas futuras profissões, inclusive as questões jurídicas e o quanto isso nos favorecem. No Encontro de Líderes por exemplo, tive a oportunidade de trocar experiência com estudantes de todo país.  Tenho certeza que a participação no Programa mudará o rumo da minha carreira, essa é uma oportunidade para todos entendam a importância do sistema, seu funcionamento e manutenção das nossas profissões”, disse Guilherme.

“O principal objetivo é levar assuntos relacionados às Engenharias, Agronomia e Geociências aos estudantes e recém-formados. Essa aproximação busca contribuir para o crescimento do futuro profissional desenvolvendo as bases de liderança, política e empreendedorismo”, disse o presidente do Crea Mato Grosso, eng. civil Juares Samaniego.

Para a coordenadora do Crea Jr de MT, eng. civil Marciane Prevedello Curvo a comissão é um movimento que fomenta a aproximação dos futuros profissionais com o mercado de trabalho, entidades de classes e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT).

“Em 2023, o grande objetivo desses p futuros profissionais das modalidades do Sistema, na minha visão, é aprovar o Projeto de Lei nº 1024/2020”, disse o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, a universitários de todo o país das modalidades abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua. Ao revisar a Lei nº 5.144/1966, que regulamenta as profissões e a atuação dos conselhos profissionais, o PL 1024/2020 prevê a criação do movimento estudantil dentro do Crea, institucionalizando o Programa Crea Júnior como fórum oficial do sistema. O discurso foi feito em uma reunião do fórum, realizada durante 12º Encontro de Líderes Representantes.

O PL 1024/2020 prevê outras alterações na regulamentação profissional além da criação do Crea Júnior, como a composição do plenário e os regramentos para registro profissional. Atualmente, o texto se encontra na Comissão de Finanças e Tributação (que, assim como todas as comissões permanentes da Câmara, ainda não foi instalada em 2023) e aguarda definição de novo relator.

Depois deve passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e, se aprovado, será encaminhado diretamente ao Senado (por ser terminativo, o texto não precisa ir ao Plenário da Câmara).  No Senado, deve passar por uma comissão permanente e pelo Plenário. Se não houver alteração de texto, então seguirá à sanção presidencial (se houver, o PL retorna à Câmara para deliberação das alterações). Além do representante estudantil, estiveram presente no encontro a coordenadora da Comissão do Crea Mato Grosso, eng. civil Marciane Prevedello Curvo e o membro do Crea jr em MT, eng. ambiental Tiago André Silva.

Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR) com informações e fotos do Confea