Colaboradores representam Crea-MT em Encontro Nacional de Contadores, Auditores e Controladores

23 de novembro de 2022, às 18h04 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A gerente financeira, Karoline Aparecida Rodrigues Pailo; a coordenadora da Contabilidade, Rosimar Sobral; e o controlador, Douglas Lescano, representaram o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) no 8º Encontro Nacional de Contadores, Auditores e Controladores (Encac) do Sistema Confea/Crea e Mútua. O evento foi realizado entre os dias 16 e 17 de novembro, em Brasília (DF).

Durante o encontro foram realizadas palestras e oficinas que debateram temas como: planejamento plurianual e gestão orçamentária do Sistema; manual de procedimentos; auditoria, prestação de contas e transparência; padronização de rotinas; gerenciamento de riscos; entre outros.

De acordo com Karoline Pailo, na oportunidade, foi discutido a importância do repasse de informações que dependem de outras áreas, como cobrança dos setores de Auditoria e/ou Controladoria interna e principalmente dos Órgãos de Controles externos, para que seja possível o registro fidedigno do atos e fatos administrativos.

“Falando em Controles Externos, houve no Encontro uma palestra com o servidor do Tribunal de Contas da União (TCU), Walisson Alan, que falou sobre a atuação do órgão na avaliação das despesas realizadas pelos Conselhos de Fiscalização Profissional. Além disso, de todos os temas abordados no 8º Encac, o que mais me chamou a atenção foi em relação ao Planejamento Plurianual e Gestão Orçamentária do sistema Confea/Crea”, destacou a gerente financeira.

Para Douglas Lescano, o Encontro Nacional ofereceu aos participantes discussões de extrema relevância aos Creas de todo os país e também ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

“O 8º Encac  proporcionou acesso a informações importantes, trazidas por palestrantes que compõem o quadro funcional de órgãos de controle da esfera nacional. Além disso, possibilitou ao Confea ouvir os Creas quanto às atividades de controle, auditoria e contadoria, realizadas por cada um, no intuito de alinhar procedimentos e disseminar boas práticas”, pontuou.

Em concordância, Rosimar Sobral destacou ainda o alinhamento das diretrizes estabelecidas pelo Confea e a oportunidade de compartilhar as dificuldades, bem como as melhores práticas adotadas para solucioná-las.

“Esse encontro estava sendo muito esperado em  virtude das mudanças que estão sendo implantadas como: Planejamento Plurianual (PPA), REINF, DCTFWEB, bem como todo o processo de gestão que teve início em 2021, e que estamos trabalhando nas implementações necessárias, tudo isso a conta gotas,  já que  isso requer mudanças, principalmente na cultura interna”, externalizou.

Sarah Mendes sob supervisão de Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)