Com fachada iluminada de azul, Crea-MT adere à campanha de prevenção ao câncer de próstata

11 de novembro de 2022, às 17h54 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) aderiu à campanha “Novembro Azul”, com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e frear o preconceito em relação ao exame preventivo. Por esse motivo, durante todo o mês, a fachada da autarquia permanecerá iluminada com a cor alusiva à data.

No Brasil a campanha é realizada desde 2008, visando sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. A doença em questão é a mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), e a segunda que mais mata, atrás do câncer de pulmão, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde revelam que, entre 2019 e 2021, foram registrados mais de 47 mil óbitos pela doença. No ano passado, 16.055 homens morreram em consequência do câncer de próstata, o que corresponde a cerca de 44 mortes por dia. Neste ano, de acordo com o Inca, são estimados mais de 65 mil novos casos do câncer em questão.

Para o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil Juares Samaniego, é muito importante abraçar causas como a do Novembro Azul, que tem como principal objetivo salvar vidas. “O Crea-MT desenvolve campanhas dessa natureza todos os meses. Muitas surtem efeitos por serem propagadas não só entre os funcionários e profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, mas também ao ser disseminada na sociedade civil organizada de modo geral”, disse Samaniego.

De acordo com a gerente de Infraestrutura e Logística do Crea Mato Grosso, Adriana Imbriani, ao buscar os serviços do Crea-MT, de imediato, os profissionais e a sociedade vão se deparar com a ação de duas formas: ao entrar no atendimento, e após as 18h, ao passar pela avenida e ver a fachada iluminada de azul. “Isso faz a diferença, propondo o repasse dessa conscientização”, finalizou.

Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

Em 17 de novembro é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data que deu origem ao movimento Novembro Azul e teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.

Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)