Crea-MT destaca trabalho do engenheiro agrônomo

6 de outubro de 2022, às 8h29 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

No dia 12 de outubro é comemorado o Dia do Engenheiro Agrônomo, profissional responsável pelas técnicas de melhoramento do plantio, combate a pragas, colheita, armazenamento e até a comercialização dos produtos de origem vegetal e animal. No âmbito do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), um dos representantes da profissão é coordenador da Câmara Especializada de Agronomia (CEAGRO), eng. agrônomo Marco Antônio Barelli.

Formado pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista (ESAPP), em 1994, Marco Antônio cursou mestrado em 1997, e doutorado em 2004, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná. Atualmente, Barelli é professor do curso de Agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), contribuindo para a formação de novos engenheiros agrônomos e para o desenvolvimento agrícola.

O que faz um engenheiro agrônomo?
O engenheiro agrônomo, de modo geral, tem habilidades para atuar em toda a cadeia produtiva que envolve a produção de alimentos, desde o planejamento, aquisição de insumos, preparo das áreas para receber o plantio, condução de lavouras, colheita, processamento, transporte para indústrias ou organização da comercialização dependendo da cultura que se trabalha.

Engenheiros agrônomos são necessariamente agricultores?
Não necessariamente precisa ser agricultor para ser engenheiro agrônomo, basta gostar da produção de alimentos.

O que um engenheiro agrônomo sente pelo solo? Qual a importância de cada semente? Por que o cuidado com o solo é essencial?
O solo é a base da produção agrícola, juntamente com preparo de solo adequado, sementes de qualidade genética, adubação adequada às necessidades do cultivo, condução do cultivo com manejo de pragas e doenças, tratos culturais adequados às necessidades, a manutenção adequada dos implementos usado no cultivo, tudo faz parte do contexto da produção que cada parte contribui para o sucesso da agricultura.

Não consigo destacar apenas o solo e ou a semente, pois cada etapa da cadeia produtiva de uma lavoura é importante e precisa ser levada em conta visando obter produção com alto rendimento. Neste sentido o futuro engenheiro agrônomo recebe na academia um conhecimento amplo que o permite atuar em diversas culturas e etapas da cadeia de produção agrícola, além de continuar seu aprendizado como profissional a cada dia de trabalho, pois a agricultura é um sistema muito dinâmico que nos encoraja a continuar aprendendo e a cada novo ciclo procurar atuar da melhor forma possível visando a produção de alimentos.

Sarah Mendes sob supervisão de Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)