Juares Samaniego participa do Colégio de Presidentes do Centro-Oeste em MS

15 de setembro de 2022, às 17h04 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil Juares Samaniego participou neste mês de setembro da 5° reunião do Colégio de Presidentes do Centro-Oeste (CPCO) deste ano.

O eng. civ. Juares Samaniego ressaltou a preocupação coletiva do colegiado regional. “Apenas quatro estados apresentam um quarto das propostas debatidas nacionalmente.  Buscamos   melhorar o Sistema para valorizar os nossos profissionais, bem como mostrar o quanto o Sistema profissional é eficiente e necessário”, detalhou.

O encontro também contou com a   presença de representantes dos regionais do Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul, que sediou os dos dias do CPCO. O Crea-DF esteve representado pela presidente e coordenadora do colegiado, eng. civ. Fátima Có; o Crea-GO, pela diretora-administrativa, eng. agr. Daniela Rézio e pelo gestor do departamento de registro, Helder Gomes e o Crea-MS, pela eng. agrim. Vânia Mello.

A presidente do Crea-DF e coordenadora do CPCO, eng. civ. Fátima Có, afirmou que levantamento realizado recentemente apontou que 26% das propostas debatidas pelos presidentes nas reuniões do colegiado nacional são oriundas do CPCO. “Me sinto muito satisfeita e feliz em ver a importância desse fórum. Há muita motivação e participação de presidentes e empregados e, assim, e conseguimos detalhar, discutir mais profundamente os assuntos e isso nos permite avançar, aproveitando as experiências positivas de cada um”, pontuou.

Anfitriã do encontro, a presidente do Crea-MS, eng. agrim. Vânia Mello ressaltou a oportunidade que o fórum proporciona no sentido de conhecer a atuação dos demais regionais. “A troca de informações nos permite dar uma melhor resposta aos profissionais e à sociedade; eles necessitam desse comprometimento e da agilidade do Conselho.

Para a diretora administrativa do Crea-GO, eng. agr. Daniela Rézio, que representou o presidente Lamartine Moreira, o encontro foi de bastante engrandecimento, já que foi uma oportunidade para apresentar gargalos e ações do Conselho. “As tratativas do encontro foram de muita relevância. As propostas que debatemos e as discussões que tivemos somarão ao nosso trabalho”, pontuou.

Os encontros antecedem as reuniões do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua e têm por objetivo debater e definir propostas que serão levadas à discussão no colegiado nacional. Na reunião em Campo Grande, a primeira realizada após a assinatura do termo de cooperação técnica entre os quatro regionais, a pauta esteve concentrada no debate de questões relativas à unificação de procedimentos e de manuais de fiscalização, realização de fiscalizações preventivas integradas conjuntas, salário mínimo profissional, educação a distância, entre outros.

Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR) e assessoria de comunicação do Crea-MS