Alunos da Unic participam de palestra sobre o Crea
24 de maio de 2010, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
O funcionamento do sistema Confea/Crea, e assuntos relacionados a representação e habilitação dos profissionais, além das estruturas dos conselhos regionais e do federal foram discutidos no sábado, 22, no plenário da sede do Crea-MT, com estudantes e professores do curso de Engenharia Ambiental da Unic.
A palestra foi conduzida pelo engenheiro sanitarista Jesse Rodrigues, que começou explicando as definições e atribuições dos 27 conselhos regionais, e do Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), regidos pela Lei n° 5194/66.
Ainda sobre o sistema Confea/Crea, Rodrigues comentou sobre a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) on-line, e lembrou que o Crea de Mato Grosso é o segundo conselho do país que utiliza o sistema on-line, que foi desenvolvido pelo Crea do Rio Grande do Sul. Para o engenheiro sanitarista, o sistema de Mato Grosso sofrerá poucas alterações quando ocorrer a utilização da ART on-line nacional, já que o sistema é utilizado há mais de um ano, e os profissionais já estão adaptados.
Jesse destacou a importância da ART durante o exercício das profissões, já que “a ART faz parte do currículo do profissional, e compõe o seu acervo técnico”, afirma. E destaca ainda a importância dos profissionais que atuam no meio acadêmico, como professor, também pode fazer a ART de Cargo e Função.
O exercício ilegal da profissão também foi destacado por Jesse, e ainda as mudanças da Resolução n° 1010/05 em relação às alterações acadêmicas de competência das instituições de ensino, e a função do conselho. Para Jesse, é importante frisar que “a instituição educacional qualifica e o conselho habilita”, finaliza.
A coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, Gabriela Marsaro, acredita que um dos pontos positivos da Resolução n° 1010/05 “é a regularização das atribuições dos profissionais, e a resolução ainda permite o direcionamento correto para o cadastramento dos cursos, já que esclarece e fornece todos os pontos necessários”, analisa.
Marsaro afirma também que a palestra foi uma demanda dos estudantes, que sempre questionavam as atribuições dos profissionais da Engenharia Ambiental, e ainda para esclarecer o funcionamento do Crea.
Jesse explicou ainda como é composto o plenário do Crea, as comissões, e as representações dos profissionais, tanto as associações como os sindicatos. E a representante da Caixa de Assistência dos Servidores do Crea-MT – Mútua-, Flávia Prestes, apresentou a instituição e os benefícios dos associados.
Por fim, Rodrigues convidou os professores e alunos para a 67° Semana Nacional da Engenharia, Arquitetura e Agronomia (SOEAA), (site) que será realizada em Cuiabá, de 22 a 28 de agosto deste ano.
*Laís Costa
Ascom/Crea-MT