Crea-MT presente em 24º Enacor e 47ª RAPv, em Bento Gonçalves (RS)

14 de agosto de 2022, às 10h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) participou do 24º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor) e da 47ª Reunião Anual de Pavimentação (RAPv) na Fundaparque. Os eventos, que contou com a participação de conselheiros e profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, foram realizados em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, de 09 a 12 de agosto.

Os encontros foram promovidos pela Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem (ABDER,) pela Associação Brasileira de Pavimentação (ABPv) e pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

Com palestras, minicursos, mesas-redondas, feira de negócios, apresentações de trabalhos técnicos, entre outras atividades, o objetivo é proporcionar um grande intercâmbio técnico, privilegiando o compartilhamento de conhecimentos e experiências profissionais de pavimentação e conservação rodoviária de todo o país.

Durante toda a programação o Crea Mato Grosso foi representado pelas conselheiras, eng. de Segurança do Trabalho Giuvania Maria Soares Lopes, eng. civil Luanna Lima e eng. civil Aledir Magalhães; além dos profissionais eng. civil Julio Bertúlio e o eng. civil Michel Medina. Também esteve presente no encontro o presidente da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea Nacional (Mútua), eng. agrônomo Francisco Almeida.

Para a conselheira, eng. civil Luanna Lima, o congresso é de suma importância pois reúne profissionais de todo o país, representantes de órgãos públicos, empresas e entidades, para discutirem a infraestrutura brasileira. Foram quatro dias de muitas palestras, seminários, mesas redonda e feira de exposição de novas tecnologias. “A área da infraestrutura é uma magnitude para sociedade como um todo, além de ser a responsável pelo desenvolvimento e crescimento econômico das cidades. O nosso estado, Mato Grosso, foi muito citado no congresso, é o estado que mais cresce em infraestrutura através das muitas obras, como construção de rodovias, pontes e ferrovias”, destacou a eng. civil Luanna Lima.

Já o profissional do Sistema, eng. civil Julio Bertúlio, esse é um evento que traz várias inovações de metodologia de controle tecnológicos, equipamentos voltados para a área de pavimentação e infraestrutura, novos conceitos relacionados a custos, orçamentos de obras, desenvolvimento de novos softwares. “O networking que se cria entre profissionais e departamentos de órgãos públicos relacionados às obras de infraestrutura é muito importante. Tem ainda o conhecimento de vários assuntos que muitas vezes não fazem parte da realidade de onde a gente atua, então acabamos tendo acesso a algo mais amplo daquilo que outros estados praticam. Além do próprio prestígio do evento em si, no sentido de ter a representatividade da região e de pessoas que estão ali marcando presença para demonstrar o interesse das instituições”, enfatizou o eng. civil Julio Bertúlio.

O evento conta com o apoio de instituições e empresas do setor de transportes, tais como o Sindicato da Indústria de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em geral do Rio Grande do Sul (Sicepot – RS), a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), a Strata Engenharia, a Owntec, a InfraTest Testing Systems, E-vias e a Bidim Wavin Geossintéticos, entre outras.

Sarah Mendes sob supervisão de Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)