Sistema Confea/Crea discute hoje, propostas para presidenciáveis

19 de julho de 2010, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

Nesta segunda-feira, 19 de julho, lideranças do Sistema Confea/Crea se reúnem em Brasília para discutir as prioridades das propostas que serão entregues aos candidatos à Presidência da República. Tratam-se de propostas de profissionais da área tecnológica para o desenvolvimento brasileiro. “Estamos tratando de várias áreas, como habitação, saneamento, transporte, meio ambiente, ou seja, a infraestrutura para o desenvolvimento brasileiro. Para cada um desses itens nós fizemos uma avaliação crítica do que vem sendo discutido no país, com o olhar para o futuro, para 2022, projetando o que precisa ser construído agora” explica o presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), Marcos Túlio de Melo.

Na reunião, estarão presentes conselheiros federais, presidentes de Creas e de Entidades Nacionais, diretores executivos da Mútua, e coordenadores nacionais de Câmaras Especializadas, e dos núcleos do Projeto Pensar o Brasil, que contribuirão para a consolidação das propostas. Para o presidente do Confea, o primeiro passo para o planejamento é o projeto. “Não temos como chegar ao futuro desejado sem um projeto”, afirma. Túlio de Melo defende que para que o Brasil chegue à posição de 5ª economia do mundo no futuro, a infraestrutura precisa melhorar prioritariamente nos seguintes aspectos: carência de mão-de-obra da área tecnológica, transporte, aeroportos e mobilidade urbana. Além disso, ele destaca a tragédia das chuvas. “Não há como termos um país sério se não dermos respostas imediatas a esses desastres das chuvas. Essas tragédias são previsíveis, há sistemas de monitoramento, é possível ter segurança pela opção de ocupação de áreas com menores riscos geológicos”, defende.

“Temos muitas questões a serem abordadas nesse documento, e vamos apresentá-las como propostas. Esse é o desafio”, c onclui Túlio de Melo. Após o debate de segunda-feira, o documento com a as propostas será submetido à aprovação do plenário do Confea, cuja sessão se realiza no dia seguinte (terça-feira, 20/7).

Serviço:
Seminário Especial para discussão de propostas a presidenciáveis
Local: Sede do Crea-DF, em Brasília.
Endereço: SGAS – Qd. 901, Lote 72 – Asa Sul
Horário: de 8h às 18h

*Confea