Programa de Inovação Tecnológica é tema da Soeaa

13 de agosto de 2010, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Programa de Inovação Tecnológica na Construção Civil (PIT) será um dos temas da 67ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia, que se realiza de 22 a 25 de agosto, em Cuiabá-MT. A programação do evento prevê a realização de duas oficinas sobre o assunto no dia 24 de agosto, no Centro de Eventos Pantanal.

Uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o Programa tem como objetivo definir diretrizes para o desenvolvimento do país, além de difundir e avaliar as inovações tecnológicas na construção civil brasileira. Para atingir essa meta, o programa foi estruturado em duas fases. A primeira compreende o levantamento, estudos e análises e a segunda, ações e aperfeiçoamento das análises.

O Programa concluiu sua primeira etapa no final de 2008, quando foram finalizadas as pesquisas sobre os parâmetros atuais da utilização de projetos e identificados os gargalos para a difusão do conceito dentro do setor. Para presidente do Sinduscon-BA, que apresentará o projeto “Capacitação para Inovação”, no evento, o processo de inovação depende primordialmente de uma mudança de cultura. “É preciso que todos, do empresário ao operário da obra, estejam esclarecidos e imbuídos das vantagens que a inovação pode representar para a construção civil”, afirma Vicente.

No evento, ele apresentará a forma como o projeto está sendo tratado, em seus múltiplos focos, dentre os quais o principal é o da sustentabilidade ambiental. Nesse ponto específico, a mudança de cultura é ainda mais essencial. “As pessoas em geral acostumaram-se a velhas práticas e costumam ter medo do novo”, ressalta Vicente, destacando que muitas vezes, as maiores vantagens das inovações são percebidas no longo prazo. “Muitas vezes uma inovação não significa economia no que se refere ao custo da obra, mas para o consumidor final, no longo prazo, a nova prática pode significar menor custo. É o caso, por exemplo a utilização de energia solar em residências”, explica.

Vicente destaca que o projeto refere-se à prática da inovação em vários vetores, tanto no processo de construção, como no produto em si e na gestão de empreendimentos. A capacitação de gestores, por exemplo, é um dos focos do projeto. Durante o Construir Bahia, evento que ocorre de 18 a 21 de agosto, será realizado o primeiro Seminário Tecnológico, um evento de divulgação da capacitação para a educação. “Estamos organizando o seminário em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), com o Sebrae e com a Universidade Federal da Bahia e pretendemos expandir esse produto em nível nacional”.

Veja a programação das oficinas:
Oficinas do Programa de Inovação Tecnológica na Construção Civil (PIT).

Data 24 de agosto

17h às 18h30: Apresentação geral do PIT, pelo vice-presidente da CBIC, José Carlos Martins e apresentação do projeto “Código de Obras Nacional”, pelo vice-presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea), Frederico Rangel, seguido de mesa de debate com Secretários Municipais de Obras.

18h30 às 20h: Apresentação do projeto “Capacitação para Inovação”, pelo diretor de relações institucionais do Sinduscon-BA, Vicente Mário Visco Mattos

*Mariana Silva
Assessoria de Comunicação do Confea