Programa Espacial Brasileiro será destaque na ExpoSOEAA
19 de agosto de 2010, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Realizada paralelamente à 67° Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia, a Feira será aberta ao público de 22 a 25 de agosto.
Paralelamente à 67° Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia, será realizada a ExpoSOEAA 2010, que ficará aberta ao público no Centro de Eventos do Pantanal, de 22 a 25 de agosto, num espaço de 20m² para cada stand.
Um dos expositores será a Agência Espacial Brasileira que, juntamente co m o Instituto Nacional de Pesquisas espaciais (Inpe), disponibilizará réplicas dos foguetes VSB-30, um foguete-sonda usado para realizar experimentos em ambientes com pouca gravidade; e do VLS -Veículo Lançador de Satélites, utilizado para colocar satélites na órbita da Terra.
No estande da AEB/Inpe, haverá sessão de vídeos sobre o Programa Espacial Brasileiro e sobre a reconstrução da Torre Móvel de Integração da Base de Alcântara, além de saber mais sobre o satélite CIBERS – Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, usado para monitorar o clima, gerenciar recursos hídricos, entre outras aplicações.
Os visitantes da ExpoSOEAA também poderão caminhar sobre um tapete com imagem de satélite da cidade de Cuiabá e localizar nele o Centro de Eventos do Pantanal e outros pontos da cidade.
A empresa Acquavix Ambiental irá disponibilizar a maquete de uma estação de tratamento biológico de esgoto que associa reatores anaeróbios e biofiltros aerados submersos que têm um índice de remoção de matéria orgânica superior a 95%. De acordo com a engenheira sanitarista Sara Caporossi, a empresa já instalou a estação em empreendimentos de grande porte, em Cuiabá, que serão mostrados nos vídeos e folders do stand na ExpoSoeaa.
Também serão expositores a empresa Vale, a Federação Nacional dos Engenheiros; a Associação Brasileira de Normas Técnicas; o Centro de Pesquisa do Pantanal; a Universidade Federal de Mato Grosso e a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros.
*Laís Costa e Mariana Silva
Comunicação Soeaa