Participantes da 67º Soeaa fazem visita técnica a Bimetal Metalúrgica

27 de agosto de 2010, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Como parte da programação do 67º Semana Oficial da Arquitetura, da Engenharia e da Agronomia (Soeaa) que foi realizada em Cuiabá – evento voltado aos profissionais que integram o Sistema Confea/Crea – um grupo de engenheiros e estudantes de engenharia participou da visita técnica a empresa Bimetal Metalúrgica Ltda.

Com sede no Distrito Industrial de Cuiabá, a Bimetal é uma das maiores empresas brasileiras no setor, comercializando seus produtos para todas as regiões brasileiras. A empresa atua, principalmente, na área de energia elétrica e comunicação, construindo e instalando torres para linhas de transmissão de energia e também torres para telecomunicação. A Bimetal tem, entre seus clientes, a Vivo, Claro, TIM, Ericson, Nextel, Sadia e Eletronorte.

Os participantes da 67º Soeaa foram recepcionados pelos gerentes da empresa, que iniciaram a visita com uma breve palestra sobre a história e a atuação da Bimetal. O gerente de Engenharia, Walter Kawahara fez uma explanação sobre a parte técnica da empresa, mostrando aos engenheiros como a indústria carece de profissionais com alta capacidade técnica e amplo conhecimento.

A Bimetal tem, atualmente, 500 funcionários, sendo que 14 são engenheiros Civis e Eletricista. Estes engenheiros atuam por todo o Brasil, atuando na elaboração de projetos e implantação das estruturas metálicas. Walter Kawahara explicou, que no caso das torres, cada uma é deferente da outra, porque é preciso levar em consideração uma série de fatores, como clima, solo, vento. “No Sul, por exemplo, onde os ventos são mais fortes, são necessárias torres mais pesadas, diferente de Mato Grosso, onde há menos vento, permitindo que as torres sejam mais leves”, disse.

O gerente da empresa também deu sua opinião sobre as exigências do mercado de trabalho para o engenheiro. Para ele, o engenheiro necessita ter amplo conhecimento da parte técnica (especialmente para elaboração de projetos), fabril (compreender todo o processo de fabricação do produto) e montagem (a montagem tem que ser facilitada, do contrário poderá inviabilizar o projeto). “É preciso ter domínio dessas três áreas. Não adianta ser expert em apenas uma”, afirma.

Após a palestra, os visitantes conheceram toda a instalação da empresa, desde o estoque da matéria prima, até a montagem das estruturas, quase toda automatizada. Os participantes ficaram interessados em diferentes áreas, especialmente, com a forma de atuação da empresa, na parte da comercialização, e com a logística de transporte do produto comercializado para todo país Participaram da visita a Bimetal, estudantes de Engenharia Civil da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), de Engenharia de Produção de Roraima, e engenheiros dos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

*Angela Jordão
Comunicação Soeaa