Novos conselheiros tomam posse no Plenário do Confea

21 de dezembro de 2010, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia

Tomaram posse no dia 16 de dezembro, no Plenário do Confea, conselheiros federais e suplentes que iniciarão o mandato em janeiro de 2011 e o cumprirão até dezembro de 2013. A cerimônia de posse administrativa foi realizada na última sessão Plenária do ano, que terminou na sexta-feira, dia 17. O presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, alertou os empossados para uma diferença fundamental que a posse no cargo de conselheiro federal representa. “Além das questões da modalidade profissional e do Estado a que pertencem, os senhores terão a responsabilidade de deliberar sobre a normatização, a fiscalização e, em última instância, os processos de ética advindos de todos os Estados e do Distrito Federal e referentes às diversas modalidades profissionais que compõem o Sistema Confea/Crea”, afirmou Marcos Túlio.

Marcos Túlio ressaltou ainda a importância do trabalho realizado pelos conselheiros que encerram seu mandato em 2010. “Esses conselheiros honraram suas representações. Foi um trabalho de três anos que engrandeceu não só cada um, individualmente, mas a nossa instituição como um todo”, disse Túlio de Melo. Ele deu as boas vindas aos novos conselheiros juntamente com o conselheiro federal Etelvino Freitas, um dos conselheiros que encerram seu mandato em 2010. Etelvino falou sobre as dificuldades de se conciliar trabalho e família com a missão de conselheiro federal. “Quem pensar que é fácil, engana-se, mas é uma missão maravilhosa e um aprendizado maior ainda. Desejo a todos boas vindas e que continuem a missão”, afirmou Etelvino.

Em nome dos novos conselheiros empossados, a arquiteta Vera Therezinha de Almeida de Oliveira Santos, que ocupa a cadeira de Minas Gerais, disse que espera continuar, “degrau por degrau”, o trabalho que foi iniciado pelos conselheiros que ora deixam o mandato. “Vou me espelhar em vocês. Desejo que a vida lá fora seja, para vocês, um espelho do que foi feito neste plenário: sucesso e sucesso”, disse a conselheira empossada.

O conselheiro empossado Cleudson Campos de Anchieta, engenheiro mecânico que tomou posse como representante do Estado do Maranhão, afirmou que é uma honra representar os profissionais de todo o Brasil, registrados no Sistema Confea/Crea. ” Quero atender, compreender, passar e receber conhecimento, e desenvolver um trabalho ético, para que cresça cada vez mais o nosso Sistema”, firmou ele. Seu suplente é o engenheiro mecânico Adriano Henrique Martins Rabelo, que também tomou posse na mesma ocasião. “Prometo atender as necessidades quando meu titular não estiver presente. Estou à disposição para ajudar no que for possível”, disse Adriano.

Ao tomar posse, o engenheiro agrônomo Dirson Artur Freitas, representante do Mato Grosso do Sul, agradeceu a todos que o apoiaram e ressaltou a importância do mandato como conselheiro federal. “Temos um número pequeno de conselheiros para lidar com um Sistema grandioso. A responsabilidade é enorme e o trabalho também. Vamos nos dedicar ao máximo a este mandato que nos foi legado. Agradeço os colegas de profissão pela confiança depositada em nosso trabalho”, afirmou Dirson. Seu suplente, eng. Agr. Renato Roscoe, disse que os próximos anos serão de muito aprendizado e muita participação. “Esperamos conseguir vencer os desafios apresentados e fazer uma boa representação”, afirmou.

O engenheiro civil Melvis Barrios Júnior, representante do Rio Grande do Sul, também ressaltou a responsabilidade do Conselho diante da grandiosidade do Sistema. “Somos 21 conselheiros representando cerca de 900 mil profissionais. É muita responsabilidade. Vamos trabalhar pela valorização dos profissionais do Sistema com um todo. Esperamos atender as expectativas dos colegas do Rio Grande do Sul, que nos elegeram”, afirmou Melvis, que tem como suplente o engenheiro civil Ruy Knorr.

O engenheiro eletricista Marcos Vinícius Santiago Silva, representante de Mato Grosso, disse que sua expectativa é representar bem todos os profissionais do Sistema Confea/Crea. “Esperamos resolver os conflitos de forma inteligente e ética e, na medida do possível, trabalhar em harmonia com este Plenário”, afirmou Marcos Vinícius. Seu suplente, engenheiro eletricista Eduardo Delmondes Goes, disse que espera fazer um trabalho à altura do que foi feito pelos conselheiros que encerram seu mandato este ano.

O arquiteto e urbanista José Antonio Lanchoti tomou posse como suplente do arquiteto José Roberto Geraldine Júnior, reconduzido ao cargo de Conselheiro na Plenária de Novembro. Lanchoti disse que espera atender as demandas do ensino de arquitetura. Ele disse que, mesmo com todas as divergências, é possível aos conselheiros construir um círculo de amizade e respeito diante do mesmo objetivo: fortalecer o Sistema Confea/Crea.

*Mariana Silva
Assessoria de Comunicação do Confea