MT Hemocentro realiza palestra para servidores do Crea-MT
6 de junho de 2011, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
O MT Hemocentro em parceria com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-MT) realizou nessa segunda-feira, 06 de junho, uma palestra para os servidores que participarão da campanha de doação de sangue na quinta-feira, dia 9 de junho, na sede do Conselho.
A assistente de capacitação do MT Hemocentro, Magda Matos, explicou como funciona a doação de sangue em todas suas etapas. Ela lembrou que o sangue coletado pelo Hemocentro atende não só a rede pública, como também a particular, já que qualquer procedimento envolvendo acidentes, cirurgias e emergências são auxiliadas pelas bolsas de sangue do Hemocentro. “Doar é um ato solidário anônimo”, disse Magda para lembrar que a doação deve ser feita somente por aqueles que tenham certeza, pois não há recompensa financeira e nem como saber quem receberá o sangue coletado, além disso, o nome do doador é preservado em todas as etapas do procedimento de coleta.
Magda afirmou ainda que o período do ano em que estamos é um dos mais críticos para o banco de sangue. Entre junho e agosto e os meses de janeiro e fevereiro são os que menos são realizadas doações de sangue, e é também quando mais se precisa. Os tipos de sangue mais procurados são os de tipo”O”, tanto positivo quanto negativo, sendo o negativo, o doador universal. Magda ressaltou que independente do tipo sanguíneo, as doações são validas em todos os casos.
O funcionário da Coordenação de Apoio ao Colegiado (Caco), João Paulo dos Santos, doador há sete anos, considera a iniciativa do Crea-MT em participar da campanha muito positiva, principalmente pelo lado social que a atividade promove em integrar os servidores para a atividade.
A campanha “Compartilhe vida. Doe sangue.” será realizada na próxima quinta-feira, dia 9, das 8h às 17h, no estacionamento do Crea-MT. Os servidores que participarem da ação terão um dia livre à sua escolha.
Bruna Pinheiro
*Gecom/Crea-MT