Regularização Fundiária: Projeto da UFMT lança atlas socioeconômico e ambiental de assentamentos da reforma agrária

Em parceria com o Incra e Crea-MT, o livro reúne análise de dados agregados de mais de 20 mil famílias assentadas em três estados do país

O Projeto de Diagnóstico para Regularização Ambiental dos Assentamentos da Reforma Agrária (RADIS-UFMT) lança, na próxima segunda-feira (18), o atlas socioeconômico e ambiental da Reforma Agrária em Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.  O evento será realizado no Teatro Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e contará com a presença dos pesquisadores do projeto, técnicos do INCRA e gestores públicos.

Realizado com patrocínio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), o livro reúne informações coletadas entre 2018 e 2020, nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O levantamento de dados compreendeu eixos como estrutura fundiária, perfil socioeconômico, produção, renda e política de crédito rural de assentamentos da reforma agrária. Em Mato Grosso, mais de 6 mil lotes em assentamentos foram visitados por técnicos de campo do projeto.

Para o diretor do projeto, Paulo César Venere, o atlas reúne informações que vão além do auxílio ao Incra com a supervisão ocupacional e o georreferenciamento dos assentamentos, elas podem também auxiliar órgãos e instituições no desenvolvimento de políticas públicas que fomentem a qualidade de vida dos agricultores familiares beneficiários da reforma agrária.

“O levantamento traz informações importantes sobre as famílias e a estrutura dos assentamentos. Conseguimos levantar dados sobre a produção, número de pessoas por lote, escolaridade, benfeitorias realizadas na propriedade, disponibilidade de infraestrutura, entre outras informações que podem ajudar associações, prefeituras, secretarias de agricultura a direcionarem esforços para melhoria de vida dessas famílias assentadas.” O professor reforça ainda que a parceria com o Incra tem proporcionado uma outra conquista importante. “Com a atualização dos dados junto a instituição, temos contribuído com várias famílias na obtenção da titulação das propriedades pelos assentamentos que temos passado”.

A publicação do livro se de no âmbito do Edital de Seleção Pública de Projetos de Patrocínio – CREA-MT, nº 001/2021.

Sobre o Radis – Fruto da parceria entre UFMT e Incra, o projeto Radis foi idealizado em 2017 com o objetivo de subsidiar ações de cunho socioeconômico e ambiental nos assentamentos dos estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Por meio do levantamento de dados, o projeto também tem contribuído com a produção científica sobre a temática e reforçado a importância do desenvolvimento de políticas públicas específicas às famílias assentadas nos três estados.

Evento: Lançamento do Atlas Socioeconômico e Ambiental da Reforma Agrária

Horário: 17h

Local: Teatro Universitário da UFMT (R. Quarenta e Nove, 2367 – Boa Esperança, Cuiabá)

Fonte: Comunicação da UFMT