68ª SOEAA começa em Florianópolis abrindo debates para o desenvolvimento sustentável

28 de setembro de 2011, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Semana da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia reúne especialistas e profissionais até sexta-feira para discutir pesquisa e inovação com relatos de experiências brasileiras e internacionais.
Começou ontem (27.09) em Florianópolis a 68ª SOEAA (Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia), evento que reúne cerca de 3.000 profissionais da área para discutir o tema “Pesquisa e Inovação Tecnológica: Conhecimento Profissional a Serviço do Desenvolvimento Sustentável”, com a presença de grandes especialistas do Brasil e delegações internacionais. Hoje (28.09) a ativista ambiental e ex-ministra Marina Silva é o nome mais aguardado para o evento. Marina vai ser a âncora do Painel “Rio + 20 – Pesquisa e Inovação na Solução dos Desafios Ambientais”.

Entre conferências, painéis, fóruns e uma feira tecnológica, especialistas, pesquisadores, empresários, autoridades políticas e classistas nacionais e internacionais estarão apresentando o conhecimento técnico-científico, as pesquisas, experiências e casos de sucesso sobre as mais diferentes aplicações da pesquisa e da inovação tecnológica. “Vamos evidenciar como o conhecimento e a atuação dos profissionais da área tecnológica pode, junto a lideranças e autoridades, mudar os rumos da pesquisa e da tecnologia no futuro, buscando o desenvolvimento com sustentabilidade”, afirmou o presidente do CREA-SC, engenheiro agrônomo Raul Zucatto.

Durante a abertura da SOEAA foram entregues a Medalha e o Livro do Mérito Nacional, concedidos pelo Conselho Federal aos profissionais, empresas, entidades de classe e instituições de ensino que prestam contribuição ao aprimoramento técnico das profissões que compõem o Sistema, ao desenvolvimento tecnológico do país e à melhoria da qualidade de vida da sociedade. Participou da solenidade de abertura o secretário Adjunto de Agricultura e Pesca, Airton Spiers.

Na abertura do evento a Escola Bolshoi apresentou um Divertissement, composto por dança contemporânea, dança folclórica e trechos de renomados balés de repertório, uma amostra de coreografias que fazem parte dos principais espetáculos da instituição. Após a cerimônia aconteceu também a apresentação do cantor e compositor catarinense Luiz Meira.

Até o final do evento estará aberta ao público, no Centrosul, a Feira Tecnológica EXPOSOEAA, trazendo uma exposição de produtos desenvolvidos pelas empresas do Estado nas áreas de energia, construção civil, saneamento, industrial, entre outras.

A SOEAA é uma realização do sistema Confea/Crea/Mútua, com o apoio do Colégio de Presidentes, CDEN e CEDEC – Colégios Nacional e Estadual de Entidades de Classe, CredCrea, Governo do Estado, Secretaria de Turismo, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Fapesc, Auto Pista Litoral Sul, Celta, Casan, Unisul, Tractebel Energia, Caixa Econômica, Eletrosul e Unimed.

O evento está sendo transmitido ao vivo pela web, no site: www.soeaa.com.br