Plenária do Crea-MT homenageia arquiteto Júlio De Lamonica
13 de outubro de 2011, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
A sessão plenária dessa terça-feira, 11, do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) contou com um momento extraordinário: a plenária homenageou o arquiteto e urbanista Júlio De Lamonica Freire que faleceu no mês de setembro em decorrência de um quadro grave de leucemia.
Josiani Galvão, coordenadora da Câmara de Arquitetura do Conselho, entregou ao filho do arquiteto, André Bandeira De Lamonica Freire, uma placa em Hora ao Mérito. “A homenagem do Crea é das mais sinceras que recebemos. Meu pai sempre lutou pelo estabelecimento e fortalecimento deste Conselho”, destacou André.
Emocionado com a homenagem, André destacou a admiração que sente pelo pai e pela profissão, mas não seguiu a mesma carreira apesar de ter cursado alguns semestres do curso de arquitetura. Júlio De Lamonica foi um dos criadores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Unic e também contribuiu para a Universidade Federal de Mato Grosso, tanto na Faculdade de Arquitetura como na criação do curso de Engenharia Civil.
Além do filho, o amigo desde o tempo da faculdade, Antônio Carpintéro, contou os caminhos que trouxeram ele e De Lamonica até Mato Grosso, e que os levaram a inúmeros empreendimentos, como a construção do Centro Político Administrativo, em Cuiabá.
Plenária
A reunião foi presidida pelo vice-presidente do Crea-MT, o engenheiro agrônomo Luiz Nery Ribas, secretariada pelo vice-diretor administrativo, o engenheiro agrônomo Fábio Venegas, e contou com a presença do Conselheiro Federal do Confea, Marcos Vinícius Santiago Silva. Entre os destaques da pauta, os conselheiros aprovaram as mudanças de datas das próximas plenárias, por conta da eleição para o sistema tecnológico que será realizada no dia oito de novembro.
Por fim, a plenária aprovou uma Moção de Aplausos aos Engenheiros Agrônomos pelo dia que comemoram a profissão, dia 12 de outubro e ainda o cadastramento do curso de técnico em Segurança do Trabalho do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Mato Grosso (CEPROTEC) junto ao Crea-MT.
*Aline Coelho e Laís Costa
Gecom/Crea-MT