Coordenador de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil defende fortalecimento da engenharia
13 de março de 2012, às 17h02 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
O conselheiro de Mato Grosso e coordenador das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), André Luiz Shuring, defende o fortalecimento da engenharia, das Câmaras Especializadas e da união dos engenheiros no país. A defesa foi durante a abertura do 1º Seminário de Representantes do Sistema Confea/Crea, nesta terça-feira (13), em Brasília.
“Vivemos um momento ímpar com a saída dos arquitetos precisamos mais do que nunca de unidade e união entre os engenheiros. Também precisamos rever nossos atos, rever nossa legislação”, discursou. Segundo Shuring através das câmaras especializadas podem ser levadas ao Confea as necessidades dos regionais. “Nossas necessidades locais, as discussões levantadas pelos coordenadores nos Creas, precisam ser trazidas ao Confea e cumpridas, levadas a sério”.
Também compuseram a mesa de abertura o presidente do Confea, José Tadeu da Silva, o presidente do Crea-DF, Flávio Correir, o diretor da Múta, Cláudio Calheiros, a diretora do Confea e Conselheira Federal Darlene Leitão e Silva, o coordenador do Colégio de Presidentes Antônio Carlos Albério e o coordenador do CDEN, Ricardo Nascimento.
O principal objetivo do evento que segue até quinta-feira, 15, e reúne presidentes de Câmaras, conselheiros federais titulares e suplentes, presidentes de Creas e conselheiros regionais é revisar a legislação do Sistema Confea/Crea, analisar projetos de lei e outros documentos que possam afetar os profissionais da área tecnológica.
Amanhã (14), os participantes se dividem em dez grupos para analisar os projetos de leis de interesses da área tecnológica. Às 18h, no Auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, ocorre a sessão solene de diplomação do presidente do Confea, José Tadeu da Silva, dos presidentes dos Creas e dos novos conselheiros federais. A solenidade terá a participação de parlamentares e de representantes do Sistema.
No último dia haverá uma palestra com o engenheiro civil Frederico Victor Bussinger, que falará sobre “Processo Constituinte: Lições Aprendidas e os Desafios Atuais para as Profissões do Sistema”. O encerramento do evento ocorre às 12h30 de quinta-feira.
*Rafaela Maximiano
Gecom/Crea-MT
*Crédito da foto: Alexandre/Confea