Crea-Júnior Mato Grosso expande atuação e instrui futuros profissionais
16 de março de 2012, às 15h43 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
Na Sessão Plenária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso, realizada em 12 de março, o coordenador do Crea-Júnior Mato Grosso, Caiubi Emanuel Souza Kuhn e o coordenador adjunto Cleyton de Souza Godinho, apresentaram o balanço das atividades do Crea-Júnior frente às instituições de ensino de Cuiabá e os novos coordenadores da gestão 2012.
Segundo Caiubi, em 2011, o Crea-Júnior realizou um trabalho de construção e fortalecimento do programa, com o objetivo de aproximar o Sistema Confea/Crea dos acadêmicos. Para este ano, o foco será a consolidação, com a interiorização do programa. “Queremos levar o Crea-Júnior para as universidades de todo o Estado, como forma de difundir as informações que nem mesmo os próprios professores têm a respeito do real papel do Crea junto aos profissionais e a sociedade”.
É possível comprovar este fato na própria autarquia, aonde a servidora Susana Pacheco Pereira, recém formada em engenheira ambiental pela Unic, declarou que até o terceiro ano do curso nunca tinha ouvido falar sobre a verdadeira função do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. “Depois que comecei a trabalhar no Crea, é que passei a conhecer a legislação e as ações que ele realiza. Meus colegas também não conheciam e ao questionar meus professores comprovei que até mesmo eles não estavam preparados para explicar sobre a importância do Crea para o profissional. Eu pensava que ao terminar o curso, automaticamente me tornaria engenheira, até participarmos de uma palestra do Crea-Junior, onde pudemos ver que somente então é que receberíamos as atribuições de acordo com a ementa de disciplinas da faculdade”.
O Crea-Júnior também se destacou na 68º SOEAA- Semana Oficial da Engenharia e Agronomia, realizada em Florianópolis, com a participação de mais de 150 estudantes e nos últimos meses, os trabalhos foram focados na reestruturação do programa e na eleição dos novos coordenadores e coordenadores adjuntos. “Dessa maneira conseguimos ampliar a quantidade de instituições representadas e garantimos a continuidade do projeto.”, enfatizou o coordenador estadual. “Ainda neste semestre os novos coordenadores escolherão os novos coordenador e coordenador adjunto estadual.”
O presidente do Crea, Juares Samaniego, frisou a importância dos estudantes estarem próximos da autarquia, “pois o aluno se forma bacharel e o Crea é quem define as atribuições do profissional. Há questões básicas que os alunos precisam saber, como por exemplo, a necessidade da instituição ter os seus cursos cadastrados no Crea, para facilitar no processo de registro do recém formado.”
Na ocasião, os conselheiros e a diretoria do Crea homologaram o cadastramento do curso de engenharia ambiental da Unic e a partir de agora, os acadêmicos formados nesta instituição enfrentarão menos burocracia ao registrar-se.
Confira a lista dos novos coordenadores do Crea-Júnior nas Instituições de Ensino da gestão 2012:
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT
Eletrônica
Bruna de Paula Gomes e Arenor de Figueiredo Junior
Edificações
Gabriel Antunes Pinheiro e Guilherme de Almeida Costa
Telecomunicações
Jessica de Paula Oliveira Ferreira e Humberto Gessinger Morbeck de Almeida
Agrimensura
Gabriela Lessa e Juliane Rondon
Eletrotécnica
Evandro Vettorazzi de Carvalho Mendes e Mauricio Rogerio Ramos Araujo
Universidade de Cuiabá – UNIC
Engenharia Ambiental
Jefferson de Lima e Francisco Leonardo de Souza
Engenharia de Produção
Henrique Cassuci Friosi e Robson Medinas
Engenharia Civil
Fernando e Iverson George Pereira Ferreira
Agronomia
Gislaine da Cruz Melo
Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
Engenharia Elétrica
Fernando Lessa de Oliveira Magalhães e Fabio Gomes Pereira
Engenharia Sanitária e Ambiental
Mairon Anderson Cordeiro Correa de Carvalho e Rafael Vinicius Rodrigues
Geologia
Caiubi Emanuel Souza Kuhn e Bruno Henrique dos Reis Lima
Engenharia Florestal
Murilo Alberto
Engenharia Civil
Polyana Patrícia Gonçalvez Costa e Paulo Sergio de Oliveira Junior
Agronomia
Cleyton de Souza Godinho
*Josemara Zago
Gecom/Crea-MT