Presidente do Crea-MT defende obrigatoridade de inspeção predial em sessão da Câmara
24 de abril de 2012, às 17h18 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
“Ter uma lei que torne obrigatória a inspeção predial após cinco anos de construção, garantiria a segurança da sociedade e possibilitaria ao Crea cobrar essa inspeção que detectaria falhas estruturais e a existência ou não de profissional responsável pelas alterações realizadas no decorrer dos anos”, defendeu o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Juares Silveira Samaniego, durante a sessão desta terça-feira, 24 de abril, na Câmara de Vereadores de Cuiabá.
Segundo Samaniego, em Cuiabá, atualmente não existe inspeção predial alguma, fato que facilita o exercício ilegal da profissão ou seja, reformas sem a existência de um profissional habilitado acompanhando. “E, após cinco anos acaba a garantia da construtora seja para edificações públicas ou particulares”, complementou o presidente.
Samaniego também sugeriu durante a Palavra Livre que o projeto de lei seja apresentado, por exemplo, através do vereador Edivá Alves, que é engenheiro civil e compõe o sistema Confea/Crea. “Mas peço aqui a colaboração de todos os vereadores para que Cuiabá seja modelo e possamos também levar essa legislação para outros municípios e assim aproveitar tragédias como as ocorridas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo no início deste ano. Outras cidades brasileiras a exemplo de Porto Alegre e Recife já estão com essa legislação em vigor”, destacou Samaniego.
O vereador Edivá ressaltou a importância do pedido do presidente do Crea Mato Grosso e lembrou que muitos prédios da capital possuem mais de 60 anos, a exemplo do Edifício Maria Joaquina, Palácio do Comércio, entre outros. “Não temos nem uma fiscalização sistemática quanto mais uma análise para saber como está a situação desses prédios. Entendo que somente um laudo prericial apontará um responsável técnico no histórico de modificiações estruturais desses prédios, além de apontar se existe a necessidade de alguma manutenção”, explicou Edivá.
Também prestigiaram a sessão da Câmara os assessores Jesse Rodrigues e Archimedes Pereira Lima Neto, o chefe de gabinete do Crea-MT, Helmut Flávio Daltro, além de diretores e conselheiros do Regional.
Veja mais fotos no site www.flickr.com/creamt
*Rafaela Maximiano
Gecom/Crea-MT
Foto: Luiz Alves/Secretaria de Imprensa da Câmara de Cbá.