Aos novos prefeitos
21 de agosto de 2012, às 15h12 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
.
Sátyro Pohl Moreira de Castilho, engenheiro civil, presidente do Crea-MT. Em 03/11/2004
Terminado o processo eleitoral em todo o país, a sociedade precisa estar atenta à discussão sobre os projetos dos novos prefeitos em cada município. As decisões municipais são aquelas que estão mais próximas de cada um de nós. Portanto, independentemente da área, quando a decisão é tomada em desrespeito à postura técnica, certamente haverá um preço alto a se pagar cedo ou tarde.
Os profissionais ligados ao sistema Confea-Crea possuem íntima relação com o bem estar social. Do planejamento urbano à política de abastecimento do pequeno produtor na zona rural, do transporte coletivo ao sistema de coleta e tratamento de esgoto, sempre haverá um profissional com registro no Crea e com uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Engenheiros de todas as áreas, arquitetos, geólogos, geógrafos, técnicos, meteorologistas constróem a cidade e têm a responsabilidade ampla de dar vazão técnica aos anseios da população. E podem e devem ser instrumento de pressão legítima e democrática sobre o administrador municipal para que tenha posturas de respeito à sociedade, ao meio ambiente, à cultura local.
Todos nós temos exemplos de decisões tomadas em nossos municípios que não respeitaram a conjugação entre a postura técnica e o anseio social. Como conseqüência, a cidade sofreu atrasos e prejuízos. Não raro, um problema atual no município tem origem em algum erro do passado. Alguns instrumentos foram criados para amenizar a possibilidade dessas falhas ocorrerem, e podemos citar o Estatuto das Cidades e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas não serão suficientes se não existir a fiscalização do dia-a-dia, técnico-profissional, sobre os atos do administrador.
O Crea deseja, a cada prefeito eleito, uma administração consciente com as necessidades locais e repleta de respeito à cidadania, o que inclui decisões técnicas e conscientes.
__________
Este espaço é atualizado semanalmente