O Crea-MT está cumprindo o seu papel
21 de agosto de 2012, às 15h12 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
Nada melhor que tinta e papel para deixar registrado as conquistas e feitos do nosso Crea-MT. Estamos lançando a primeira edição da Revista Crea Mato Grosso e nela registramos vários assuntos de interesse dos profissionais e da comunidade em geral. Mas, pela primeira vez na história do Conselho, estamos apresentando uma prestação de contas, contendo números e serviços de tudo o que executamos de janeiro de 2006 a dezembro de 2008. Acreditamos que, com tal transparência administrativa, possamos mostrar a relevância do Conselho, não apenas como órgão cartorial, mas também como um agente prestador de serviços em defesa da sociedade.
A logística das rodovias do nosso estado é um dos temas importantes abordados pela publicação. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA – embora a crise financeira internacional seja de longa duração, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil pode chegar a 4% em 2009. Depois de um grande período de recessão, o País, principalmente através da construção civil e do agronegócio setor em que Mato Grosso se destaca na produção de grãos; tem mostrado aos nossos governantes, mesmo com as altas taxas de juros, a capacidade de levantar e dar a volta por cima. E com isso o quesito infra-estrutura rodoviária é fundamental para o nosso país. E, esta preocupação é levantada pelo diretor geral do Dnit, Luiz Antonio Pagot, que fala dos investimentos garantidos para as estradas mato-grossenses em 2009.
A mineração em nosso Estado também tem despertado o interesse de grandes empresas como a Petrobrás que em busca de petróleo, pesquisadores encontraram gás natural nas águas da Bacia do Parecis, em Mato Grosso. O Ministério de Minas e Energia (MME) e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM/SGB) também estão investindo em nosso estado. São três projetos, um de Metalogenia da Província Aurífera de Juruena, Teles Pires; o levantamento aerogeofísico da área dois do Estado de Mato Grosso e o terceiro será uma avaliação de rochas calcárias e fosfatadas para Insumos Agrícolas do Estado .
As conquistas alcançadas em pról dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua em Mato Grosso como novas inspetorias, estrutura para fiscalização do exercício profissional, modernização do Regional, Concurso Nacional de Arquitetura para escolha da nova sede, entre outros, o leitor encontrará registrado naquelas páginas.
Não podíamos deixar de falar sobre a realização da Soeaa em 2010 que será em Mato Grosso e abrir espaço para o Confea e a Mútua. A Wec 2008 com certeza deu grande contribuição para problemas atuais da sociedade brasileira com a participação de profissionais de mais de dez países e o destaque nacional que obteve a Caixa de Assistência dos Profissionais de Mato Grosso Mútua/MT.
A participação do nosso profissional, no sentido de planejar e orientar, na execução dos planos e projetos, é condição indispensável para que se possa encontrar soluções definitivas para os problemas existentes nos municípios do nosso Estado. Diante de tantos projetos e com a nossa transparência administrativa e disposição para trabalhar, temos a certeza que o Crea-MT está cumprindo realmente o seu papel.
Venha até a sede do Crea-MT ou em suas inspetorias e confira nossa publicação.
*Engenheiro Civil, Tarciso Bassan
Presidente do Crea-MT