Crea-MT participa de audiência pública sobre impactos dos agrotóxicos na saúde e meio ambiente

7 de março de 2013, às 17h02 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Na tarde dessa quarta-feira, dia 6 de março, representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) participaram da audiência pública sobre os impactos dos agrotóxicos na vida das mulheres e no meio ambiente, promovida pelo deputado estadual Ademir Brunetto, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

 

Na oportunidade houve a apresentação de estudos que estão sendo realizados por professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que demonstram o uso abusivo dos agrotóxicos e os problemas que os produtos químicos aplicados de forma irresponsável vem causando à sociedade. O professor e pesquisador do Núcleo de Estudos Ambientais e Saúde dos Trabalhadores da UFMT e do Centro de Estudos de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Fiocruz, o médico Wanderlei Pignati citou o aborto, a má formação de fetos e o câncer como um dos principais efeitos do mal uso dos agrotóxicos.

 

“Essas discussões são importantes para pautar as demandas do Crea-MT junto à sociedade”, comentou o conselheiro e coordenador da Câmara Especializada de Agronomia, o engenheiro agrônomo Walter  Valverde. “O acompanhamento técnico, as boas práticas de aplicação e a prescrição responsável da Receita Agronômica são premissas básicas que foram exaustivamente discutidas em palestras realizadas pelo Crea-MT no ano de 2012, em todo o Estado e neste mês está ocorrendo uma Fiscalização Globalizada Itegrada composta pelo Crea, Ministério da Agricultura, Ibama e Indea, em propriedades rurais dos principais pólos produtivos, como forma de impedir efetivamente que abusos e irregularidades continuem sendo praticados em campo.”, enfatizou o conselheiro.

 

Preocupados com a alimentação que está chegando à mesa do brasileiro, a Associação de Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso, com o apoio do Crea-MT, sediará neste ano, o XXVIII Congresso Brasileiro de Agronomia que terá como tema central a “Segurança Alimentar”.

 

Também estiveram presentes na audiência pública, representando o Crea-MT, o conselheiro e engenheiro agrônomo Luiz Benedito de Lima Neto e  o analista técnico Érico de Mello.