Conselheiros indicam Marcelo Mendes Vieira e Hélio Palma de Arruda para serem homenageados pelo Confea

10 de abril de 2013, às 16h31 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia

 

Durante a Sessão Plenária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) desta terça-feira, dia 9 de abril, o engenheiro mecânico Marcelo Mendes Vieira e o engenheiro agrônomo Hélio Palma de Arruda (em memória) foram indicados pelos conselheiros  para serem homenageados na maior cerimônia de honrarias do Sistema Confea/Crea e Mútua, que acontece anualmente durante a Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (SOEA).
 
 
Cada uma das  Associações representadas na Plenária do Crea-M, indicaram profissionais que prestaram serviços relevantes para o desenvolvimento do país, e  após votação apenas um nome de cada uma das categorias – Livro do Mérito e  Medalha do Mérito – foi aprovado para seguir para o Confea.
 
 
Indicado para ter o seu nome gravado no Livro do Mérito, o engenheiro agrônomo Hélio Palmas de Arruda, faleceu no dia 28 de novembro de 1995 em Brasília-DF, aos 69 anos. Seu currículo conta uma tragetória de grande relevância para a história do Brasil. Dentre seus feitos, Hélio foi Fundador do Jornal “Agrário”, da Escola Superior de Agronomia de Lavras-MG; representante dos estudantes em congressos estudantis na Bahia e Rio de Janeiro; presidiu por dois mandatos a Associação Comercial de Cuiabá-MT; fundou a Federação das Associações Rurais de Mato Grosso; Delegado Federal da Agricultura de Mato Grosso; instalou a Delegacia Federal de Agricultura no Estado de Rondônia; foi Diretor de Recursos Fundiários do IBRA; Presidente Substituto do Incra/MT; Secretário Chefe da Casa Civil do Estado de Mato Grosso; Secretário de Estado de Educação de Mato Grosso; Diretor Geral da Coagri; Secretário Adjunto do Ministério da Agricultura; Diretor Geral do Departamento Nacional de Defesa Vegetal; prefeito de Cuiabá-MT. Hélio também atuou e outros cargos de igual importância.
 
 
Marcelo Mendes Vieira, doutor e mestre em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da USP e engenheiro mecânico automobilístico pela Faculdade de Engenharia Industrial de São Bernardo do Campo-SP, é professor da Universidade Federal de Mato Grosso, onde implantou o primeiro curso de Engenharia Mecânica no Estado de Mato Grosso. O engenheiro teve dois artigos publicados em revistas internacionais como Journal of Fluid Mechanics, Journal of Thermophysics and Heat Transfer ; quatro artigos publicados  em congressos internacionais; 12 artigos publicados em Congressos Nacionais; um artigo técnico na Revista Pesquisa e Tecnologia FEI e um artigo na revista técnica peruana Electricidad, Industria y Construccion-EIC. Além de palestrante e professor, Marcelo atua nas áreas de eficiência energética, engenharia térmica, emissão de poluentes, termodinâmica, climatização de ambientes, entre outros.
 
 
Os currículos dos profissionais indicados concorrerão entre indicações dos 27 Creas do país e serão apreciados pela Comissão de Mérito do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. A cerimônia dos homenageados de 2013 acontecerá durante da 70ª SOEA, que neste ano realizar-se-á em Gramado-RS, no mês de setembro.