Rondonópolis sedia reunião preparatória para 8º CEP nesta quinta-feira (11)
10 de abril de 2013, às 19h08 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), realiza nesta quinta-feira, 11 de abril, a terceira reunião preparatória para o 8º Congresso Estadual de Profissionais (8ºCEP). O evento será na cidade de Rondonópolis, na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Rondonópolis (Aeagro).
“Estamos recebendo apoio das associações locais – Aeagro e Area-, e contamos com a participação em massa dos profissionais da região. Lembrando que estudantes dos cursos tecnológicos também podem participar”, destaca o presidente do Crea-MT, Juares Samaniego.
Durante a reunião, engenheiros, geólogos, geógrafos, demais profissionais e estudantes apresentam propostas, anseios e necessidades de forma propositiva visando a readequação das legislações que regem o sistema profissional dentro de cinco eixos referenciais: formação profissional; exercício profissional; organização dos sistemas; integração profissional e social; e inserção internacional.
Também são escolhidos dois delegados que representarão as propostas da região no dia 27 de julho, em Cuiabá, durante o 8º CEP, ocasião em que as propostas serão compiladas e apenas 20 encaminhadas para discussão nacional. “Esta será uma oportunidade que todos nós engenheiros temos que participar ativamente corrigindo erros e melhorando, por exemplo, o ensino profissional nas universidades ou a atividade profissional”, lembra o presidente da Associação Rondonopolitana de Engenheiros e Arquitetos (Area), Roberto Michelini.
A realização dos Congressos Estaduais de Profissionais – CEPs, realizados em todos Creas da federação, ocorrem a cada três anos quando é realizado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) o Congresso Nacional de Profissionais – CNP. “Este ano, o CNP será realizado no Rio Grande do Sul, onde levaremos todas as propostas de Mato Grosso”, disse Michelini.
Em Mato Grosso, serão ao menos 28 reuniões preparatórias para a realização do 8ºCEP. “O trabalho do Crea-MT neste processo é de oportunizar a maior participação de profissionais e estudantes, na discussão dos marcos legais das profissões e por isso contamos com a partipação de todos", convida Samaniego.
O evento também conta com a participação da Caixa de Asssitência de Profissionais do Crea – Mútua.