Novos membros do Crea-Jr tomam posse e escolhem coordenação estadual

23 de abril de 2013, às 17h30 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia

Tomaram posse na noite de 23 de abril,  os estudantes que compõem o Crea Júnior em Mato Grosso. Eles representam os cursos tecnológicos das instituições de ensino do Estado. Na mesma noite foram eleitos os coordenadores da diretoria estadual, exercício 2013: Jeferson de Lima, acadêmico do curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Cuiabá, como coordenador Geral; Bruno Henrique dos Reis Lima, acadêmico do curso de Geologia da UFMT, como coordenador adjunto; Henddy Prycilla Mendes, acadêmica do curso de Agronomia da Universidade de Várzea Grande, como coordenadora secretária; Ellen Cristina dos Santos, acadêmica do curso de Construção de Edifícios da IFMT, como coordenadora de comunicação; e Ronivaldo Moreira, acadêmico do curso de Engenharia Civil da UFMT, como coordenador de eventos. 

 

“Os coodenadores ajudarão a comissão de conselheiros a trabalhar as ações do Crea-Jr  em Mato Grosso”, explicou o ex-coordenador geral, o geólogo Caiubi Emanuel Kuhn. Ele aproveitou a oportunidade para prestar contas das ações executadas, como as palestras informativas levadas a instituições de ensino, participação em plenárias e eventos, visitas técnicas e a realização do “I Seminário Mato-grossense da Engenharia, Agronomia, Geologia, Metereologia e Geografia”, em dezembro de 2012.

 

O presidente do Crea-MT, Juares Samaniego, acolheu os novos estudantes e lembrou da importância da participação ativa de cada um. “O objetivo do Crea-Jr é aproximar da realidade profissional os estudantes dos cursos de graduação e de nível técnico das profissões do sistema Confea/Crea e Mútua. Lembrando que vocês precisam reivindicar melhor qualidade de ensino, laboratórios e quadro técnico; evitar o surgimento de cursos abilidados de ‘monstrengos’ que formam profissionais com cargas horárias incompletas e discutirem a entrada sem controle de profissionais estrangeiros no mercado de trabalho”, citou.

 

O Conselheiro Federal por Mato Grosso, Marcos Vincícius Santiago, destacou que atuação do Crea-Jr “fomenta no futuro profissional o registro no Sistema uma vez que as universidades e escolas técnicas formam e o Crea habilita esse profissional”. Marcos Vinícius também destacou que os Creas habilitam pelo menos 307 profissões diferentes e que esses profissionais representam economicamente 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

 

A diretora geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea em Mato Grosso (Mútua-MT), Marciane Prevedello Curvo, parabenizou a iniciativa de aproximação dos estudantes presentes. “Agora, vocês passam a conhecer o funcionamento e as particularidades do sistema profissional a que estará vinculado profissionalmente. O Crea defende a sociedade, as entidades de classe oferecem amparo e a Múta é o braço social. A Mútua é o local onde vocês poderão usufruir de apoio para compra de equipamentos, livros e veículos, por exemplo.”

 

Os conselheiros da Comissão do Crea-Júnior,  Walter Valverde e André Luiz Schuring, destacaram que o trabalho com os jovens profissionais vêm proporcionando espaço de discussão sobre legislação e temas profissionais; auxiliando na formação de novas lideranças; motivando os estudantes para participação nas entidades de classe; e, fortalecendo o canal de comunicação com as instituições de ensino.

 

“Sou engenheiro agrônomo formado há vinte anos e somente há três fui apresentado ao Sistema Profissional. Represento atualmente os engenheiros agrônomos pela minha associação profissional e observamos com o trabalho no Crea-Jr a desmobilização ou trabalho tímido dos Diretórios Acadêmicos  e outras agremiações estudantis, que antes eram bastante presentes e participativas. Com certeza esta falta de atuação interfere na qualidade de ensino e na formação dos profissionais atualmente”, disse Valverde. Segundo o conselheiro pelo menos oito instituições de ensino foram visitadas e 3,8 mil alunos assistiram às palestras do Crea-Jr em 2012.