9ª Reunião preparatório para o Cep foi realizada em Lucas do Rio Verde

31 de maio de 2013, às 15h43 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

A diretora geral da Mútua e engenheira civil Marciane Prevedello Curvo deu início aos trabalhos da 9ª Reunião Preparatória para o 8º Congresso Estadual de Profissionais (8ªCep) realizada em Lucas do Rio Verde, em 29 de maio. Ela apresentou a Caixa de Assistência dos Profissionais do sistema tecnológico, a Mútua, aos profissionais e estudantes presentes na reunião microrregional.

 

Rafaela Maximiano, gerente de Comunicação do Crea-MT, levou uma mensagem do presidente do Conselho, Juares Samaniego, aos profissionais de Lucas do Rio Verde agradecendo a participação dos profissionais e funcionários do Conselho e explicando a função do Crea como fiscalizador do exercício profissional ilegal das profissões ligadas à engenharia e ao sistema profissional do Confea/Crea e Mútua.

 

A seguir, a jornalista Rafaela Maximiano apresentou os cinco eixos profissionais: formação profissional, exercício profissional, organização do Sistema, integração profisisonal e social e inserção internacional; que compõe o tema do 8º Congresso Estadual dos Profisssionais (CEP) que discute o Marco Legal.

 

“A relação entre os profissionais, as entidades e os Conselhos está funcionando?”. Ressaltou o último eixo de discussão que discute a inserção internacional do sistema Confea/Crea. Destacou o cenário tecnológico da América do Sul e o acordo entre os países do Mercosul que permite a livre circulação de pessoas e profissionais. “Esse processo pode ser o início de uma desregulamentação das modalidades que compõe o sistema, atualmente mais de 300”, questionou.

 

Profissionais também discutiram a formação profissional e a incompatibilidade de carga horária e até a obtenção ilegal de diplomas das modalidades profissionais. “É muito fácil reclamar. Antes de entrar no Crea as pessoas reclamam sem saber. É preciso saber como o Crea e as entidades de classe funcionam e participar das atividades”, disse Marciane.

 

Ao final do evento foram eleitos os delegados que representarão Lucas do Rio Verde em Cuiabá, no dia 19 de julho, durante o 8ºCep. Com mandato foi eleito o inspetor Wagner Aparecido Gouveia Luiz e sem mandato, o engenheiro eletricista Samuel Falabretti. Ainda no dia 29 foi realizado o encontro em Pontes e Lacerda e no dia 30 de maio, em Comodoro, totalizando 11 reuniões.