Crea-MT representa Confea no IV Encontro dos Engenheiros Agrônomos da Região do Matopiba e da 15° Semana Agronômica na Bahia

18 de outubro de 2019, às 11h35 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Representando o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Joel Krüger, o Eng° agrônomo João Pedro Valente, que preside o   Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), prestigiou  o  primeiro dia do IV Encontro de Engenheiros Agrônomos da Região do Matopiba e 15° Semana Agronômica, realizado quarta-feira, 16 de outubro, no Sindicato dos Produtores Rurais do município de  Luís Eduardo Magalhães, no Estado da Bahia e organizado pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Luís Eduardo Magalhães(AGROLEM).

Na abertura do evento o presidente do Regional Mato-Grossense, João Pedro Valente ressaltou a importância das Entidades de Classe na composição das Câmaras e dos plenários dos Creas, na socialização, atualização dos profissionais e a missão das Universidades, Sindicatos e Associações. Valente também fez um breve histórico da produção rural, explanando a conceituada Agricultura 4.0 e sua importância no aumento da produtividade. Destacando a  demanda crescente dos alimentos,  estimando  em 70% a mais do que é produzido  hoje, até o ano 2050, mundialmente.

“ Sugiro aos acadêmicos, que busquem se conectar e aprender a utilizar o software, sistemas e equipamentos que conduzam ao agro que trabalha dados para extrair informações necessárias na produção sustentável, eficiente e econômica. Apesar que no mercado de trabalho existem poucos profissionais com essa competência”, disparou o presidente Valente.

O evento conta com a participação de engenheiros agrônomos das diversas regiões do Matopiba, produtores, estudantes e agricultores, sobre o que está chegando de novidades no mundo da agricultura 4.0, conhecida por suas novas tecnologias, assim como assuntos que são desafios na área fitossanitária nas principais culturas da região, e assuntos debatidos por palestrantes de diversas empresas do setor da agricultura.

A “Visão de Agricultura de Precisão” foi uma das palestras de abertura, ministrada pelo Gerente de Desenvolvimento de Concessionários e Treinamentos da John Deere para a América Latina, Marcelo Lopes.

O presidente do Crea Mato Grosso visitou a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Luís Eduardo Magalhães(AGROLEM) na Bahia.

Dentro da programação serão discutidos assuntos   sobre Inovações tecnológicas com a agricultura digital, implantação da agricultura digital em grandes fazendas do Matopiba, Vinícius Andrade Favoni da SLC Agrícola.

Apresentação de empresas do setor: Agrosul e Hummingbird, novidades tecnológicas no agronegócio: Experiências de Israel, a palestra é conduzida por Fabiano Perina da Embrapa Algodão, panorama das inovações brasileiras no Agro digital, Pompeu Tadeu Scola da Cyklo Aceleradora. Apresentação de empresas do setor: Oilema. Uso de imagens para agricultura e como este serviço virou commodity, ministrada por Péricles Briant da TerrAvion.

Nesta sexta-feira, 18 de outubro, os Desafios fitossanitários à agricultura regional, bem como a situação atual e manejo da cigarrinha do milho e spodoptera foram alguns temas debatidos, conduzidos por Jones Teixeira da Corteva Agriscience. Na oportunidade, foram apresentadas empresas do setor: CortevaOrientações e resultados do Programa Fitossanitário do Algodão na Bahia. A palestra foi ministrada pelo Assistente Técnico do Programa Fitossanitário da Abapa, Edelson Menezes. O coordenador do Programa “De Olho na Ferrugem”, Armando Nascimento destacou sobre as orientações e resultados do Programa Fitossanitário da Soja e Milho na Bahia. E a condutividade elétrica do solo como ferramenta para definir zonas de manejo, ministrada por Ariel Candiotti da Amassolo.

Sexta-feira – 18 de outubro-

14h – Pesquisas e propostas de manejo de nematoides – Carina Lopes da Fundação BA

14:40h – Apresentação de empresas do setor: JCO

15h – Resultados de pesquisas para o manejo de tigueras de soja e algodão – Marconde Ferraz da Círculo Verde Assessoria Agronômica e Pesquisa