Aesa-MT comemora Dia do Engenheiro Sanitarista na UFMT

15 de julho de 2019, às 9h43 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

A Associação dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientais de Mato Grosso (Aesa/MT) realizou na sexta-feira, 12 de julho, no auditório da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ciclo de Palestras em homenagem ao Dia do Engenheiro Sanitarista, comemorado em 13 de julho.

Em homenagem ao Dia do Engenheiro Sanitarista, o presidente da Aesa-MT, Eng. sanitarista Jesse Barros destacou sobre os trabalhos da entidade de classe ligada ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e as  funções desses profissionais, necessidades do saneamento básico e aterro sanitário da capital.

“Realizamos na sexta-feira, um encontro com os alunos, profissionais e professores para discutirmos os desafios do mercado de trabalho. Os  palestrantes que participaram do evento contaram um pouco de sua vivencia profissional. Foi um ótimo aprendizado aos alunos, assim como para todos os presentes”, conta  o presidente da associação.

A engenheira Nancy Colman destacou no ciclo de palestras, o  mercado de trabalho para engenheiros autônomos. O encontro falou sobre os benefícios de ser um profissional autônomo pois os horários de trabalho são mais flexíveis de acordo com a vida do profissional, “ como toda profissão temos nossos desafios e dificuldades para se destacar com um bom profissional, aqui na faculdade é o momento de aprender a estudar, mas a vida de trabalho ira ensinar na pratica como ser um profissional exímio”.

A apresentação do Crea Mulher foi também de grande importância no evento e contou com a participação da Coordenadora do Crea Mulher em Mato Grosso Engenheira Sanitarista Deise Marimoto.  A profissional contou que o objetivo do programa é de promover debates com o intuito de propor ações que visem fomentar a participação da mulher nos Conselhos e Entidades de classe da engenharia e agronomia brasileira. A profissional apresentou a minuta do projeto para as profissionais mulheres do Crea Mato Grosso engajadas em discussões sobre a participação das engenheiras no sistema.

“ A ideia é fomentar a elaboração de políticas atrativas para mulheres engenheiras, agrônomas e da área das geociências dentro das diversas entidades de classe, bem como nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia, Creas de todos os estados brasileiros e Distrito Federal, visando com isso a ampliação da participação feminina de forma protagonista em todas as esferas do Sistema Confea/Crea e entidades de classe”, detalhou a engenheira sanitarista.

Durante o encontro, o diretor geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MT (Mútua –MT), Adjane Prado expões os benefícios que a Mútua oferece a seus associados. Entre eles: previdenciários e assistenciais, de acordo com sua disponibilidade financeira, respeitando o seu equilíbrio econômico-financeiro.

Ao final das apresentações o presidente da Aesa-MT falou sobre os quatro eixos do saneamento básico. “Sendo a água considerado um dos mais importantes. Esse recurso deve ser tratado e utilizado de forma moderada e correta, consequentemente evitando o desperdício, para não se tornar escasso futuramente. Em Cuiabá, por exemplo não temos o plano de drenagem, em época de chuva algumas famílias enfrentam as enchentes, causando prejuízo pela falta desse tratamento correto. Em Cuiabá os sistemas de água e esgoto estão todos concedidos, e atualmente não existe um programa de despoluição dos córregos do perímetro urbano. Costumo dizer que a drenagem e a água são inseparáveis. Infelizmente em Mato Grosso, os projetos dos planos de saneamento municipais ainda não começaram a fase de execução”, pontuou Jesse.

Texto e Fotos: Igor Bastos/Equipe de Comunicação do Crea-MT