Crea-MT e Area são parceiros do curso eSocial: os Impactos na Saúde e Segurança do Trabalho

29 de março de 2019, às 11h08 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Compartilhar esta notícia

A Gerência de Gestão de Pessoas (Gegep) e a coordenadoria de Contabilidade (CCON) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e a Associação Rondonopolitana de Engenharia (Area) participaram nos dias 25, 26 e 27 de março do Curso eSocial e os Impactos na Saúde e Segurança do Trabalho (SST).

” O   curso   tem o objetivo de   capacitar as profissionais de Saúde, Segurança do Trabalho, RH, Contábeis e Departamento Pessoal (DP) a como selecionar um bom profissional e/ou empresa de SST que realmente fará um trabalho de preparo da empresa para atendimento ao eSocial,

Instruindo os profissionais de como lidar com a plataforma de envio de informações para o Governo Federal, por meio desse sistema”, Thiago Santos Machado engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico em Segurança do Trabalho, Bombeiro Profissional Civil, foi um dos ministradores do curso.

Ainda segundo engenheiro civil, o curso trabalhou a definição e conceitos do eSocial, para o profissional que está tendo seu primeiro acesso ao eScoial tenha o entendimento do que é e como funciona esta plataforma, apresentando detalhadamente como funcionará o eSocial, explicado sobre os eventos e tabelas, assim como os prazos regidos pelos mesmos.

É explicado também sobre os processos do eSocial e o que e como o eSocial cobrará de informação. Neste primeiro dia também é trabalhado definições e procedimentos dos Eventos Periódicos e Não Periódicos. Também é trabalhado neste dia sobre como o profissional poderá fazer o envio das informações ao eSocial e como funciona a certificação digital e procuração digital.

” Mostramos a base o que é e como funcionará o eSocial para o profissional e efetivos de SST no eSocial. A ideia foi instruir o aluno sobre as obrigatoriedades das informações de Saúde e Segurança do Trabalho que o eSocial exigirá, assim como preencher de forma correta estas informações, tirando dúvidas, eliminando mitos e instruindo tecnicamente a como preencher o mesmo com embasamento técnico para uma possível defesa em caso de perícias ou fiscalizações sobre o tema”, explanou o também palestrante Fernando Oliveira, que é Contador e Graduado em Gestão Tributária.

De acordo com a gerente da Gegep, Francielle da Silva Oliveira, a parceria no evento entre o Crea Mato Grosso, a  Associação Rondonopolitana de Engenharia, (Area) e a participação dos palestrantes: Thiago Santos Machado, que é engenheiro civil e Engenheiro de Segurança do Trabalho e do Fernando Oliveira , é contador e Sócio proprietário da empresa Minerva Consultoria e Treinamento, renderam muito aprendizado ao público envolvido. Entre eles os de técnico em Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Técnico em Enfermagem do Trabalho, Tecnologo em Segurança do Trabalho, estudantes de Segurança do Trabalho, Contadores, RH’s, Profissional de Departamento Pessoal, Advogados, dentre outros de áreas afins.  ” O encontro, ainda, capacitou toda a equipe da Gerência de Gestão de Pessoas e a coordenadora de Contabilidade do Crea-MT. Destacando que, o foco principal do curso foi a segurança e a saúde do ambiente de trabalho, conforme exigências do eSocial”, disse Francielle.

Já a Associação Rondonopolitana de Engenharia, (Area), Patrícia Brito, o encontro tem uma ampla visão de como é o sistema e como funciona essa parte saúde e segurança do trabalho  dentro  do eSocial para informação  e complementação  das informações solicitadas, proporcionando um amplo conhecimento para os profissionais, tanto de contadores, RH e segurança do trabalho.

Nestes dias também forma trabalhados princípios de Higiene Ocupacional, área da Engenharia de Segurança do Trabalho que visa identificar, mensurar e traçar medidas para correção, eliminação, controle dos riscos. O profissional precisa ter a base de Higiene Ocupacional, pois terão eventos de SST, que serão informados ao eSocial sobre os resultados das análises de Higiene Ocupacional, sendo assim o profissional que não tenha esta base de Higiene Ocupacional, poderá prestar uma informação errada do sistema ou deixar de prestar alguma informação, fazendo como que seu cliente/empresa seja penalizado, devido a um mau assessoramento por parte do profissional.

 Currículo dos instrutores

Thiago Santos Machado, é engenheiro civil, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico em Segurança do Trabalho, Bombeiro Profissional Civil, Instrutor de treinamentos da NR 20 pela empresa MA Consultoria de Belo Horizonte – MG; Instrutor de Espaço Confinado – NR 33 pelas empresas Altiseg de Curitiba – PR e pela empresa TASK de Sorocaba – SP, Instrutor de Trabalho em Altura – NR 35 pela empresa Curitiba – PR, Instrutor de CIPA – NR 05, Professor de curso técnico em segurança do trabalho pelo SENAI – Rondonópolis (2011 e 2012), Consultor de segurança do trabalho e proprietário de empresa de consultoria em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Fernando Oliveira , é contador; Graduado em Gestão Tributária; Pós Graduado em Finanças, Controladoria e Auditoria; Pós Graduado em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching; Consultor em Contabilidade e eSocial; Empresário Sócio proprietário da empresa Minerva Consultoria e Treinamento; Palestrante de cursos e palestras relacionados a Contabilidade e eSocial; já palestrou para o CRC/MT, SINCONMT, IAS, AMPA, SENAR-MT, Domínio Sistemas, Grupo Atame, UNIC, UNIVAR, ECOMEP, SESI, ACIR Rondonópolis, dentre outros.

*Jornalista Cristina Cavaleiro/Equipe de Comunicação do Crea-MT