Conselheiro representa Crea-MT em encontro internacional de Associações Profissionais de Engenheiros Civis

21 de março de 2019, às 14h27 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O coordenador adjunto da Coordenadoria da Câmara Especializada de Engenharia Civil (CCEEC) do Confea e coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-MT Mato Grosso, conselheiro Silvano Pohl Moreira de Castilho representou o regional Mato-grossense dia 15 de março durante o 10º Encontro do Conselho de Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Portuguesa e Castelhana, reailzado no Rio de Janeiro. O evento atraiu 18 países e toda cúpula do Conselho Federal de Engenharia e entidades ligadas  ao órgão.

“O encontro teve o intuito de aproximar as associações da área tecnológica de países de língua portuguesa e castelhana de discutir assuntos da engenharia nessas regiões. O acordo mutuo entre Brasil e Portugal, feito para que os engenheiros brasileiros possam atuar naquele país sem maiores restrições e vice e versa, foi um dos assuntos discutidos durante o evento”, exemplificou  o conselheiro  Silvano.

Segundo ele, após o acordo bilateral, o número de engenheiros brasileiros que têm ido trabalhar em Portugal aumentou, portanto o fato foi considerado positivo para a categoria que aguarda a ampliação de novas vagas no mercado de trabalho para os profissionais da engenharia com assinadas de intenções de acordo similares também com a Argentina e a Espanha.
“Outro assunto discutido foi a Educação a Distância (EAD) dos cursos da área tecnológica. Aqui no Brasil essa modalidade cresceu e preocupa as associações brasileiras, pela qualidade dos profissionais que estão sendo formados. Jás nesses países que se fizeram presente no encontro notamos que  o assunto não chamava a atenção dessas associações”, apontou o conselheiro mato-grossense.

Silvano Castilho, que também representou a Associação Brasileira de Engenheiros Civis – Secção de Mato Grosso (Abenc-MT), destacou a importancia da participação do Crea Mato Grosso em eventos dessa natureza “com o objetivo de estarmos bem informados e trazermos novidades aos colegas profissionais e aproximarmos nossa associação de outras entidades nacionais e internacionais com o mesmo interesse: a valorização profissional”, concluiu Silvano.

Outras informações sobre o evento: http://www.confea.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=23385&sid=10

*Jornalista Cristina Cavaleiro/Equipe de Comunicação do Crea-MT