Agenda Parlamentar do Sistema Confea/Crea e Mútua permanece em pauta em Mato Grosso
1 de março de 2019, às 10h51 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
O mês de fevereiro encerrou com duas agendas importantes para a Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Crea-MT. Nessa quinta-feira (28/02), o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), João Pedro Valente, recebeu em dois momentos diferentes os deputados federais Neri Geller (PP) e Nelson Barbudo (PSL). As duas reuniões tiveram o objetivo de dar prosseguimento à divulgação da Agenda Parlamentar do Sistema Confea/Crea e Mútua junto à bancada de parlamentares mato-grossenses iniciada na última semana em Brasília.
“Esta agenda reúne 12 projetos de lei prioritários para a ação ao longo deste ano e ainda informações que podem contribuir muito para que as lideranças políticas possam atuar de maneira ainda mais eficientes ao longo dos seus mandatos, em favor de uma ação parlamentar permanente em prol das áreas das engenharias”, explicou o presidente, João Pedro Valente.
Entre os projetos de lei a PL 13/2013, que caracteriza como essencial e exclusiva de Estado as atividades exercidas por engenheiros e engenheiros agrônomos ocupantes de cargo efetivo no serviço público; a PL 303/2018, que institui a Engenharia, Arquitetura e Urbanismo-Geral da União; e o PL 6699/2002, que criminaliza o exercício ilegal da profissão de engenheiro, arquiteto e agrônomo.
O deputado federal Neri Geller se mostrou apto a estudar as pautas apresentadas e defende-las em Brasília. “Sei da importância desse segmento- Engenharia e Agronomia –para a economia mato-grossense, gosto desses projetos que irão beneficiar não só a agropecuária mais também a sociedade nacional. O Brasil precisa ser mais eficiente e ter projetos assim, trazem eficiência à gestão”, declarou o deputado logo no final da manhã.
No início da noite, no mesmo dia, o deputado federal Nelson Barbudo, também conheceu a agenda parlamentar do Sistema Confea/Crea e Mútua e declarou seu apoio juntamente com seu corpo de assessores. “Vou levar até Brasília esses projetos e junto dos meus assessores vamos procurar a melhor maneira de priorizar questões em prol da engenharia”, destacou o deputado.
SENADO – Ainda sobre a discussão sobre a Agenda Parlamentar o senador Wellington Fagundes, aproveitou sua fala em sessão no Senado Federal e agradeceu a visita da delegação mato-grossense em seu gabinete em prol da engenharia. “Ao ofertar essa pauta de projetos, a engenharia brasileira responde a uma inequívoca demonstração, acima de tudo de compromisso com a nossa nação, com o desenvolvimento de todo o Estado de Mato Grosso e também com o bem-estar do nosso povo”, enalteceu o senador.
*Repórter Fotográfico Igor Bastos
Equipe de Comunicação do Crea-MT