Crea Júnior – MT visita instituições de ensino do interior do estado

9 de novembro de 2012, às 13h32 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

No final do mês de outubro, a coordenadoria do Crea Júnior de Mato Grosso iniciou uma maratona de palestras pelo interior do estado para aproximar os acadêmicos do Conselho e criar uma ponte  entre instituição de ensino e o Sistema Confea/Crea.

Acompanhado do conselheiro do Crea-MT, o engenheiro agrônomo Walter Valverde,  o coordenador do Crea Júnior, geólogo Caiubi Kuhn, já conversou com mais de mil alunos entre a Serra de São Vicente, Campo Verde e Rondonópolis.

Tantos os estudantes de cursos técnicos com os de curso superior puderam tirar as suas dúvidas sobre o Conselho Profissional e compreender melhor o papel do Crea-MT. “Enquanto estudantes é difícil a compreensão de que o Conselho Profissional não tem a função precípua de defender os profissionais e sim a sociedade, por isso procuramos explicar em todas as palestras o papel do Sindicato, o papel de uma associação a importância do Sistema para garantir o espaço do profissional e impedir a prática ilegal da profissão e principalmente a importância de os egressos associar-se a uma classe que busque os seus direitos e brigue pelos seus ideais”, enfatizou Caiubi.

De acordo com o conselheiro Valverde, depois de vencidos os primeiros desafios de fortalecer a autarquia junto aos estudantes e egressos de Cuiabá e Várzea Grande, a etapa requer esforços para disseminar e uniformizar esse entendimento no interior do estado, a fim de que os alunos das instituições do interior também se organizem em coordenadorias do Crea Junior, com o objetivo de colocar no mercado profissionais conscientes de suas responsabilidades, deveres e direitos.

Durante as suas palestras, Caiubi também divulgou o 1º Seminário Mato-grossense da Engenharia, Agronomia, Geologia, Meteorologia e Geografia do Crea Júnior que acontecerá no dia 7 de dezembro na Universidade Federal em Cuiabá e incentivou a participação para que a partir deste evento surjam outros mais. “Estarão em discussão temas como o Registro Profissional; Agronegócio em Mato Grosso; Desenvolvimento Científico e Teconológico no Brasil; Desafios do Sistema Confea/Crea; Carta geotécnica aplicada ao Plano Diretor de Chapada dos Guimarães, entre outros. Será uma oportunidade ímpar de aproximação entre alunos e profissionais atuantes.”, comentou Caiubi.